segunda-feira, 13 de maio de 2019

NINGUÉM QUER PERDER TEMPO! QUE TEMPO?


(por) Edison Borba







Um telejornal, esses do horário da manhã, apresentou o resultado de uma pesquisa que apontou para – na sociedade moderna, ninguém quer perder tempo! Porém, perguntamos: que tempo? O resultado da pesquisa nos dá a impressão de que o “tempo” é algo sólido, que podemos segurar, prender ou gastar como eu quiser. Mas tempo não é isso. Tempo é algo que não há como guardar, acumular ou perder. Como eu posso perder aquilo que eu não posso reter. As primeiras palavras desse texto foram escritas a alguns segundos que já não me pertencem. Quando eu consigo adiantar algum compromisso, e afirmo que me sobrou tempo para sentar-me à beira mar e saborear um gostoso sorvete, não se enquadra no mundo da Física. Porque o que supostamente ganhamos já começamos a perder, imediatamente, após o termino do compromisso, quando estamos à caminho da sorveteria. O tempo é retilíneo, não para nunca, seguindo sempre o tique – taque dos ponteiros dos segundos. Se eu ganho, eu gasto imediatamente após ganhar, logo nada pode ser acumulado quando se trata de tempo. Estou aqui frente ao computador escrevendo, gastando o tempo que tenho de vida e que eu poderia estar lendo, mas ao ler, estarei perdendo um tempo que poderia estar na praia, logo em se tratando de tempo, o ganhar e o perder estão no mesmo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário