segunda-feira, 29 de julho de 2019

UMA CERTA ...

(por) Edison Borba


Às vezes, para não se criar um problema, usamos uma linguagem, um pouco estranha, mas que pode funcionar. Por exemplo, conheci uma mulher de "certa idade". Que idade ela terá? Aqui a palavra certa está sendo usada para reforçar que se trata de números altos. Fica por conta do ouvinte, substituir o "certa" por números. Em outras situações o "certa", também pode ajudar. Durante uma festa, chega um convidado que não é muito simpático, nessa hora podemos dizer que uma "certa" pessoa chegou, todos entenderão que trata-se do antipático que incomoda muita gente.
E podemos seguir aplaudindo quem inventou esse tal de "certa"! 
Um certo lugar! Nesse exclamação o "certo" aparece com uma dose de mistério. Os curiosos ficarão com a pulga atrás da orelha querendo saber que lugar é esse. Há um "certo" funcionário, lá no meu escritório que está cometendo erros. Há um "certo" chefe que está esperando a hora certa para demiti-lo! Vi uma "certa" pessoa chegando num "certo" hotel ...
Reparem que ninguém ficou sabendo o nome de ninguém!
Certa vez! Certo lugar! Certa pessoa! Certa idade! São formas de camuflarmos "certas" situações que se forem reveladas poderão causar "certos" estragos.
Portanto, é "certo" não revelarmos que certa vez eu vi ... É melhor pararmos aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário