domingo, 29 de dezembro de 2019

É POR QUE QUER?

(por) Edison Borba



Numa reunião de amigos, entre os muitos assuntos que rolaram na mesa, um deles chamou a minha atenção, foi o "é por que quer". Esse é um tema que envolve  o tal do "livre arbítrio" e no centro dos debates as religiões e a educação. Como explicar os motivos de uma mulher ser prostituta enquanto outra uma freira? O que levou àquele rapaz ser um doutor enquanto o outro um drogado? O sexo também foi analisado pelos "estudiosos", reunidos em torno das canecas de chope. 
Ele é gay por que quer ser! Ela escolheu ser trans enquanto que um outro é travesti! Ninguém obrigou a ele ser um transformista! Ele tem um primo que é padre e um outro  que trabalha num escritório é casado e pai de dois filhos! Logo ...
Confesso que não tenho capacidade para mergulhar num tema tão complexo,  porém como cidadão que vive numa democracia, também posso opinar, e sendo assim, prefiro aceitar cada pessoa como ela é. O que a levou a ser isso ou aquilo, só será da minha conta se eu puder, de alguma forma, ajudar. Particularmente, não creio que, em sã consciência, que alguém prefira dormir nas ruas, cheirar crack e morrer de overdose. E assim em relação aos outros casos. Não julgo! Procuro não apontar o meu semelhante com o dedo da minha justiça. Jesus quando caminhou pelo mundo, não julgava. Nem eu mesmo, saberia explicar convictamente porque sou o que sou. E você saberia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário