domingo, 15 de dezembro de 2019

MUDANÇA DE HÁBITOS

(por) Edison Borba



Em 2013, o Papa Francisco, em um dos seus pronunciamentos afirmou:"Não tenham medo da bondade e da ternura". Passados tantos anos dessa observação, ela voltou à minha memória fazendo com que questionamentos povoassem a minha cabeça. Que recado o Papa Francisco nos deixou ao pronunciar essa simples frase?
Será que o mundo moderno por estar ligado em múltiplos aparelhos eletrônicos, está se desconectando de praticar atos de bondade? Será que a ternura tornou-se cafona, obsoleta e fora de moda? Uma simples observação bastou para me fazer refletir e perceber que:
Ando imerso nas minhas intermináveis horas de trabalho. Sou levado a resolver, nas 24 horas de um dia, uma infinidade de questões. O divertimento se transformou em compromissos. Preciso estar ligado e atualizado. Cobram-me opiniões sobre tudo e todos. Corro o risco de ser marginal  por não usar o "ws",  não pertencer a nenhum grupo e não ser encontrado no  “face". Tenho celular, computador além de outros aparelhos que carrego em minha pasta. Esses "monstros" estão na minha mesa de café, almoço, jantar e até nas minhas intimidades. Eles me fazem assumir tantas obrigações e tarefas, que provavelmente ando negligenciando a bondade e a ternura. E por não praticá-las, aos poucos estou perdendo a prática e meu comportamento também foi se modificando. Não sou mau, porém esqueço-me de praticar o bem e sei que tenho deixado a pressa ocupar o espaço da ternura e, faz algum tempo que não me disponho a orar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário