segunda-feira, 12 de junho de 2017

COISAS DE FAMÍLIA - Tia Benice!



Pertenço a uma família numerosa. Entre tios paternos e maternos, a soma tem como resultado mais de vinte. Quanto a primos, parei de contar quando passou dos trinta. Com alguns mantenho contato, outros se perderam pela vida. Agradeço ao face book, ter reencontrado alguns. Muitos fizeram parte da minha infância e estão na minha memória, como é caso da tia Benice, uma das irmãs de minha mãe.
Exímia costureira para roupas de mulheres e de homens, f...ossem adultos ou crianças. Como todas as minhas tias maternas, ela era analfabeta. Porém, Deus e a Genética lhe concederam uma brilhante inteligência. Fazia tudo de “cabeça”! Vendia a crédito parcelando a dívida em quantas vezes o cliente pedisse.
Eu, fui o seu “escrivinhador” e contador. Todas as semanas ela vinha até minha casa, sentava-se comigo e num caderno eu anotava o que ela me dizia. Nomes dos clientes, tipo de costura encomendada, o valor do trabalho, as prestações pagas e devidas. Tudo minuciosamente explicado por essa brasileira, que driblando o machismo da época, com coragem e perseverança, mesmo sendo uma mulher “separada”, manteve sua família através do seu trabalho.
Benice de Freitas Mattos, um exemplo para o Brasil!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário