segunda-feira, 27 de maio de 2013

CORRIDA PELA PAZ

          Competidores alinhados. Uma emoção percorre o corpo de cada um dos atletas. A plateia agitada aguarda o sinal da partida. Domingo, 25 de maio, um dia de outono. Sol morno ilumina a manhã uma “manhã” preguiçosa.
Na multidão, crianças, homens, mulheres e jovens. Famílias inteiras deixaram suas casas para aproveitar um dia de lazer. Os corredores de camisas vermelhas estão ávidos para iniciar a corrida pela paz, na Comunidade do Alemão.
Em outros tempos, essa paisagem não poderia ser imaginada nem em sonho. Eram dias difíceis, com os traficantes dominando todo o complexo de moradores.
Com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), a paz passou a reinar nas ruas, becos e lares. A felicidade passou a ser lugar comum entre os habitantes de todas as casas, de tal maneira, que diversas atividades passaram a acontecer, onde havia apenas dor e tragédia. Entre elas, a corrida da paz, uma das mais concorridas.
Lamentavelmente, minutos antes de ser dada a partida, tiros começaram a ser ouvidos em diversos pontos da pequena cidade do Alemão. As pessoas se dispersaram, famílias correram, protegendo seus filhos voltaram a sentir o antigo medo.
Bandidos armados voltaram a agir com violência ameaçando a paz. Atiraram contra a sede da UPP, colocando em risco a vida dos policiais e de todas as pessoas presentes no local.
Há dias, alguns bandidos voltaram a ameaçar a nossa cidade maravilhosa, numa tentativa de ocupar novamente o poder. Agindo durante festividades, impondo o fechamento de escolas e comércio, eles tentam retomar antigas posições. Será uma tentativa inútil, a sociedade se fortaleceu. A polícia, aos poucos conquista a confiança nas autoridades e a fé de que o bem é mais forte que mal. Os bons sempre vencem os maus.
Apesar do susto, que quase apagou o sol do belo domingo, a corrida aconteceu. As famílias voltaram às ruas, corredores tomaram suas posições e no final a PAZ foi a grande vencedora!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário