sexta-feira, 24 de maio de 2013

SER, HUMANO.

           A humanidade constitui-se de todos os indivíduos da espécie humana. No processo evolutivo, os seres humanos chegaram ao padrão máximo, somos Homo sapiens  sapiens.
Porém, todo esse processo não eliminou alguns resquícios dos trogloditas. Apesar de estarmos vivendo uma era de grandes criatividades e invenções, ainda demonstramos reações pré-históricas.
Ser humano é ter humanidade. Ter humanidade não é apenas pertencer a um grupo, mas demonstrar atitudes e exibir reações humanas.
Toda essa redundância é necessária, para que posamos chegar a uma simples conclusão: somos seres humanos, mas ainda estamos distantes de termos esse processo evolutivo plenamente desenvolvido, pois em muitos e muitos momentos não demonstramos humanidade para com os nossos semelhantes, somos desrespeitosos para com os outros animais (nós somos animais racionais) e os vegetais destruindo o meio ambiente, que nos sustenta.
Em muitos momentos somos raivosos, matamos e violentamos por motivos fúteis. Não sabemos viver em grupo, somos egoístas e egocêntricos. Criamos leis e regras e as desrespeitamos.
Ser, humano é uma atitude complexa, mas não difícil. É preciso, antes de qualquer coisa, seguirmos um  mandamento: não farei como o outro aquilo que não quero que façam comigo.
Simples! Se diariamente todos nós seguíssemos essa regra, o mundo seria um grande Jardim do Éden.
Apesar de tantos problemas que a atual humanidade (aqui apenas o conjunto de seres da espécie humana), está vivendo, em alguns momentos, sentimentos de amor, solidariedade, carinho e paz, podem ser observados. São momentos em que somos realmente humanos, isto é, agimos com humanidade.
Sem dúvida esse é um assunto polêmico e confuso. Apesar de termos atingido o topo da cadeia evolutiva, nós os humanos, continuamos com  resíduos primitivos. Provavelmente, esse material, continua a fazer valer os seus potenciais. Sendo um produto bioquímico, ele reage segundo uma das leis da Física – “a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e em sentido contrário”.
Briga gera briga, confusão gera confusão, amor gera amor, paz gera paz, gentileza gera gentileza.
Portanto é apenas uma questão de opção. Que sentimentos, queremos exibir? Que reações, queremos demonstrar? Que atitudes, devemos tomar?
Todas essas perguntas podem ser direcionadas para o caminho da educação. Povo educado é povo educado!
Novamente estamos redundantes.
Educação gera educação, que gera respeito, que gera ética, que gera amor, que gera a paz.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário