domingo, 12 de maio de 2013

MÃE

           Mãe, gênero feminino, cromossomialmente  representada por XX. Um par de alossomos, que garante a vida da espécie humana. O alossomo  y, cedido pelo pai, gênero masculino, apenas determina o sexo. A vida depende da presença do X, até em dose simples, como na fórmula X0 ou repetido como em XXX. O dia das mães é o dia da vida!
Após a fecundação, o organismo feminino oferece o ambiente adequado para o desenvolvimento do embrião e feto. O útero é um órgão perfeito para o desenvolvimento humano, porém dependemos da nossa mãe, para recebermos ar e alimentação.  O dia das mães é o dia da vida!
Após nascermos, dependemos do leite materno, e assim por um longo período, a mãe, mulher ou fêmea, garante a vida e a sobrevivência. O dia das mães é o dia da vida!
O dia das mães não é apenas um dia entre os 365 do ano, ele existe para que possamos refletir a importância dessa criatura, que independentemente de qualquer questão merece ser reverenciada. Uma palavra simples, mas, que pronunciada em qualquer idioma, soa como um hino de louvor à vida.
Para o alemães é mutter, na Grécia màna, em japonês é okaasan. Para os franceses é mère, em híndi é maji, em urdu é ammee e para os galegos mamá. Para os africanos mama.
Os americanos e ingleses usam mother e mummy. Os italianos, na hora da macarronada chamam pela madre. Os russos morb e os albaneses mëmë. No da Noruega ela é chamada de mor, para os polacos matika e na China ela é mutzm. Para os hebreus havha e na Turquia anam.
Os holandeses chamam pela moeder, os sérvios majka, os havaianos makuahine, os húngaros anva e os habitantes da Indonésia pela induk.
Não importa  em que idioma ou em que continente. Não importa em que país  estado ou cidade. Não importa se a palavra mãe é pronunciada em um palácio ou num casebre. O seu significado será sempre o mesmo. Sua força será sempre a mesma.
Mamãe, mainha ou simplesmente,  MÃE!
Obrigado pela vida!
Edison Borba
 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário