domingo, 29 de setembro de 2013

BRUXOS x PROFESSORES (Uma triste história da Carochinha)

           Houve um tempo, numa antiga terra chamada Brasilis, onde tudo o que se plantava germinava. Havia flores e frutos em abundância. O povo era feliz e cantava nas ruas e praças. Nas cascatas e rios as águas cristalinas eram uma dádiva da natureza. Os habitantes desta Nação aprendiam que a bandeira que os representava tinha as cores da felicidade: o verde era  suas matas, o amarelo o seu ouro, no céu sempre azul brilhavam as estrelas, e ao centro o lema: ORDEM E PROGRESSO.
Toda essa maravilha era passada de geração em geração por fadas, mulheres encantadas, chamadas docemente de “professorinhas”. Elas habitavam espaços coloridos conhecidos como escolas. Como numa colmeia, esses lugares eram divididos em casulos, as salas de aula, onde cada uma das fadas enfeitava com cartazes coloridos enaltecendo a terra Brazilis.
Essas mulheres se preparavam muito para receberem o título de fadas e voarem por todo o país preparando as crianças. Elas brincavam com as letras, juntando-as em sílabas e aos poucos as palavras eram reconhecidas pelas meninas e meninos que seguiam suas fadas madrinhas como num mundo mágico.
O tempo passou e o final da história não foi feliz. Bruxos e bruxas sabedores da transformação que as fadas estavam causando na população, através da transmissão de conhecimentos, resolveu agir antes que todo o povo, através da leitura e do esclarecimento que recebiam através das “professorinhas”,  resolveram agir.
Através de leis e regras passaram a controlar tudo o que se passava nas escolas. Nomearam vigilantes que camuflados se infiltraram no ambiente escolar. A situação ficou mais grave, quando descobriram que junto com as fadas, juntaram-se príncipes, também conhecidos como professores; ajudavam a combater o analfabetismo e  a alienação popular. Eles estavam transformando o povo daquela Terra em cidadãos capazes de pensar e questionar as leis e regras impostas pelos seus governantes.
Diante da gravidade da situação, os governantes coagidos e apavorados, enviaram tropas de soldados para punirem e prenderem as fadas e os príncipes. Publicaram editais com regras severas e rígidas ameaçando e tentando eliminar definitivamente todo e qualquer fada ou príncipe que tivesse a ousadia de continuar a contrariar o sistema. Diante da consciente resistência que esse grupo mantinha, os bruxos empunharam suas armas e numa tentativa de desespero tentaram aniquilar esses seres revoltosos. Uma luta feroz foi travada diante do povo, que a tudo assistiu sem nada fazer. Nem os artistas e intelectuais, considerados como seres capazes de interferir na opinião das cidades, moveu palha!
Essa historia ainda não terminou. Existe ainda a esperança, de que uma grande quantidade de homens e mulheres que conviveram com essas fadas e príncipes, percebam que a Terra Brazilis só será novamente uma Nação verdadeiramente democrática, quando os trabalhadores da educação, puderem trabalhar de forma digna. Caso isso não aconteça, em poucos anos a Terra Brazilis se afundará num grande mar de lama.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário