sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O TREM ATRASOU

         Em 1941, os cariocas se divertiram no carnaval cantando uma marchinha, com os seguintes versos:            

 “Patrão, o trem atrasou,

            Por isso estou chegando agora,

            Trago aqui, um memorando da Central,

            O trem atrasou meia hora

            O senhor não tem razão,

            Pra me mandar embora”...

 Estamos em 2013 e os trens da Central continuam não só atrasando, mas quebrando e colocando em risco à vida dos usuários. É inacreditável que após tantos anos os problemas aumentaram.

Enquanto o mundo caminha em ritmo de trem bala, no Brasil, continuamos usando carroças de burro como meio de transporte. É inadmissível que num país das dimensões brasileiras, a rede ferroviária seja o que de pior existe no planeta.

 Anos e anos de sucateamento e roubos, transformaram os trens brasileiros num veículo de alto risco. Semanalmente acidentes com vítimas são registrados, usuários tendo que abandonar as composições e caminharem sobre os trilhos por falta de energia. Vagões em péssimo estado de conservação e higiene.

Passageiros apertados como “sardinhas em lata” espremem-se em vagões em condições sub-humanas. Trilhos envelhecidos e ocupados por usuários de drogas acumulam no seu em sua volta lixo e insegurança.

Apesar de tudo isso, o Brasil irá sediar uma Copa do Mundo de Futebol e uma Olimpíada.

É vergonhoso apresentarmos para o mundo esse nosso sistema de locomoção e transporte humano. Enquanto isso, nossos políticos se locomovem em aviões luxuosos e alugam carros por preços exorbitantes. Todo este conforto é pago pelos passageiros dos trens. São os humilhados trabalhadores, que garantem a boa vida da máfia do voto.

Infelizmente, no Brasil, o cabresto ainda é usado durante as eleições. Apesar das urnas eletrônicas, usadas com tanto alarde pelo país, os métodos que antecedem ao pleito, são os mesmos do tempo da marchinha de carnaval “o trem atrasou”.
           Edison Borba

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário