quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UM PAÍS DE MUITOS PARTIDOS É UM PAÍS “RE- PARTIDO"!

         Um país de dimensões continentais. O maior da América do Sul. Um dos mais populosos do mundo. O que possui a maior floresta tropical do planeta. O que detém o maior reservatório de água doce da terra. O país das diversidades ecológicas e guardião da maior biodiversidade do universo, também teria que possuir uma enorme quantidade de partidos políticos.
Nesse caso, a quantidade, a diversidade e a pluralidade não beneficiam a população. Apesar dessa grande quantidade de partidos, aparentemente ser indicativo de liberdade democrática, acaba sendo refúgio de políticos sem escrúpulos, que pulam de sigla em sigla, não se fixando em nenhuma ideologia. Elas funcionam como disfarces para confundir o eleitor.
PDT, PC do B, PR, DEM, PMDB, PPS, PP, PSDB, PSB, PT, PSTU, PV, PTB, PCB, PSOL, PRTB, PSD, PT do B, PTN, PTC, PSL, PSC, PSDC, PMN, PCO, PRP, PHS, PRB, PPL, PEC, PPL, PF e PEN são as siglas partidárias, muitas, criadas às pressas para atender a ideais escusos dos homens e mulheres em busca do poder e das vantagens que esse poder irá lhes conferir.
O povo? Que povo? Democracia? Onde?
A dança dos políticos chega a ser grotesca, se igualando às festas onde os casais trocam de pares, numa orgia vergonhosa.
Às vésperas de eleições, o votante ou eleitor, tem que consultar uma cartilha para saber quem está onde e, com quem. Inimigos ontem, amigos hoje. Adversários em janeiro, aliados em fevereiro. Abraços substituem ofensas e acusações em aceitações. Tudo é efêmero na política do Brasil, com tantos partidos, fica difícil cobrar convicções e promessas. Em meio a tantas siglas o brasileiro nem sabe a qual partido pertence o seu candidato, e quando sabe, ao votar, não garante que até o final do mandato, ele continue filiado àquela sigla.
Um país partido, repartido e dividido. Um país sucateado e assaltado. Um país cuja democracia é de tal forma subvertida que chegamos a duvidar da sua definição.
Nas democracias verdadeiras, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
Infelizmente no Brasil, o povo luta muito para ter os seus direitos respeitados. Educação, saúde, alimentação, habitação entre tantos outros itens de vital importância, se perdem em meio a tantos partidos.
Um país de muitos partidos é um país repartido.
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário