segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CHORO DE PROFESSOR x GRITO DE LOCUTOR

          Hoje, 30 de setembro, o apresentador de televisão Gustavo Marques, gritou, gritou alto, clamou ao passar a notícia da ação dos militares sobre os professores da rede municipal de ensino, diante da violência dos policiais contra os educadores, que foram agredidos por cassetetes, gás de pimenta, empurrões e ameaças. O senhor Gustavo Marques, lembrou que os filhos dos policiais, possivelmente são alunos de alguns daqueles mestres e que os próprios policiais passaram pelas salas de aula. A sua revolta diante das câmeras de televisão, atingiu a todos os que acreditam que num país onde a educação e os educadores são tratados como marginais, não pode ser uma nação séria.
A indignação do profissional de imprensa deveria ser a de todos os brasileiros em todo o território nacional. Não apenas um grito pelo professor, mas principalmente gritos pela educação. Infelizmente, há muitos anos o que acontece com a educação das crianças e jovens brasileiros, em todo o território nacional, é de calamidade.
As propagandas enganosas,  espalham-se pelos meios de comunicação, dando a falsa impressão que temos uma educação de qualidade. Falta coragem para mostrar a real situação dos nossos estudantes nas mais distantes cidades do Brasil caboclo.
O que está acontecendo aqui no Rio de Janeiro, é apenas uma demonstração do que acontece em muitos municípios brasileiros. Profissionais da educação mal remunerados, acuados em suas salas, trabalhando em condições precárias.
A falta de professores especializados, em todo o território nacional,  deixa nossos estudantes sem aulas de diversas disciplinas, que mesmo sem ter o número de aulas previstas pelas Leis de Ensino, são aprovados. Porém, quando explode uma greve as autoridades, espalham aos ventos que as aulas deverão ser repostas. E as aulas que deixaram de existir, por falta de profissionais, quando serão realizadas?
 Infelizmente, as famílias não se dão conta que apena enviar os filhos para as escolas é garantia de aprendizagem. Escola não é depósito de criança e nem um grande refeitório para garantir alimentação. Escola tem que ser um local para aprender, para desenvolver as capacidades, para que nossos aprendizes se transformem em cidadãos capazes de discernir o bem do mal e os bons dos maus.
Escola é local para formar cidadão, capaz de aprender a escolher os seus governantes. Talvez seja por esse motivo que escola é um lugar perigoso para os nossos políticos.
Vamos imitar o apresentador Gustavo Marques, vamos gritar bem alto. Vamos nos indignar. Vamos apoiar os educadores brasileiros ou então vamos nos calar para sempre e acompanhar a decadência da sociedade brasileira!
Acorda Brasil!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário