terça-feira, 24 de setembro de 2013

ESPIONAGEM x MALANDRAGEM

           Interessante o discurso da nossa Presidente, na reunião das Nações Unidas. A veemência usada por ela foi ouvida com atenção por representantes de diversos países e o seu clamor contra a espionagem, repercutiu para milhões de habitantes dos cinco continentes.
Espionar, espiar, olhar, observar é comum aos seres humanos desde a época das cavernas,  mas,  isso não justifica que nações observem umas as outras como vigilantes do peso, costumam fazer em épocas de regime, para o controle do peso.
Mesmo que o terrorismo seja algo abominável, o ato de espionar é por si só uma questão a ser analisada e repudiada.
Porém, nós brasileiros ficaríamos muito felizes se a mesma voz que clamou contra a espionagem, também se fizesse ouvir contra a malandragem. Talvez fosse o momento da  Presidente, colocar escutas, câmeras e vigilantes em sua própria casa. Nos corredores do senado e na câmara de deputados e em outros segmentos do seu poder, para tentar coibir o tanto de malandragem que acontece sob o seu nariz.
Infelizmente é muito triste para nós, ouvirmos a nossa Presidente repudiando, a espionagem internacional enquanto em seu país trágicos acidentes estejam ocorrendo. Há anos que o Brasil vive sob o domínio de guerrilheiros engravatados. Quem sabe ela não aproveita os dados colhidos pelos americanos para analisar as negociatas e desvios de verbas que ocorrem em nosso país. Somos um país democrático, cercados de países democráticos, que não podem ser espionados por sistemas tecnológicos capazes de mergulhar nos meandros  de pessoas e empresas violando os direitos humanos.
Lindo e correto discurso, porém esse mesmo discurso deveria ser usado para os diversos estados e municípios brasileiros onde  a miséria é garantida pela cobiça de governadores e governadoras, prefeitos e prefeitas, que agem de forma libertina sem que nenhuma atitude seja tomada para deter tanta falcatrua. Mesmo diante de câmeras de vigilância a roubalheira continua. Homens e mulheres trabalhadores continuam morrendo nas filas dos hospitais e a exploração do povo também é feita sem nenhum pudor.
Senhora Presidente, concordamos com as suas palavras proferidas na ONU, mas elas se tornam vazias, quando não aplicadas em nosso país.
É triste vermos a Senhora, elegantemente vestida para nos representar diante de tantas nações, vendendo uma imagem que não é muito verdadeira. Talvez as obtidas pela espionagem pudessem revelar o que realmente acontece em nosso Brasil.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário