quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ANO NOVO – HOMEM VELHO

Apesar do ano, ser novo, as situações criadas pelo homem, continuam  velhas. Infelizmente é muito difícil mudar maus comportamentos desenvolvidos durante séculos. Os acontecimentos provocados pela humanidade são tão estranhos, que fica difícil de acreditarmos que seja verdade.
Em Duque de Caxias, uma cidade do estado do Rio de Janeiro, um rio pegou fogo. Isso não é brincadeira, um rio ardeu em chamas. No rio Calombé, não corre mais água, que foi substituída por combustível. Empresas despejam material inflamável poluindo o manancial de água.
Esse é o comportamento do  homem moderno?
Mas o fogo não atinge apenas as águas do rio Calombé,  extensas áreas de mata ardem na Amazônia. O desmatamento continua sem controle, aumentando anualmente.
Essa  atitude é compatível com o século vinte e um?
As chuvas de verão chegaram e com elas, enchentes, desabrigados, mortes, desalojados, prejuízos e doenças. Essa situação já é tão comum que não causa mais impacto. Em 2012, nessa mesma época, cidades foram devastadas, vidas perdidas e grandes prejuízos para a população. Nesse novo ano (2013), a situação se repete.
Os destroços das chuvas das tempestades das enchentes do ano passado ainda não foram totalmente recolhidos.
Essa forma de administrar é compatível com a tecnologia moderna?
A natureza é previsível, ela é cíclica, portanto permite calcular, organizar, prever algumas situações relacionadas às mudanças de tempo e temperatura.
O ano é novo, mas o homem continua velho em suas atitudes!
Lamentavelmente, os comportamentos inadequados são os que mais se evidenciam. Apesar de haver o lado bom nos seres humanos, o outro lado prevalece.
Atitudes beiram ao grotesco. Na região sul do Brasil, no dia da posse dos vereadores eleitos no último pleito, uma vereadora forjou o próprio sequestro para não comparecer a uma sessão da câmara.
Isso é  uma demonstração de um velho comportamento!
Mulheres, uma delas adolescentes foram atingidas por balas perdidas nos últimos dias aqui no Rio de Janeiro. O hábito de comemorar o Natal e os festejos do réveillon, usando armas de fogo, é uma das causas dessa tragédia.
Ano novo comportamento velho!
O número de acidentes nas estradas não diminuiu. Acidentes por excesso de ingestão de bebida alcoólica e imprudência dos motoristas foram os principais motivos.
Em todo o mundo, essas situações se repetem, infelizmente!
Guerras, revoltas, revoluções, crises financeiras, preconceitos, estupros entre outras velhas e terríveis atitudes ainda teimam em continuar a serem exibidas pelo homem.
Apenas o ano é novo, o homem continua velho em suas ações!
Estou apostando no lado bom da humanidade. Estou apostando no lado humano do homem. Estou apostando na educação. Estou apostando num novo homem  para os próximos novos anos.
Eu ainda  estou tentando acreditar!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário