quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FÁBULA DE UM PAI

B.O. - Boletim de Ocorrência

Local: cidade do Rio de Janeiro

Caso: tentativa de assalto

Envolvidos: três cidadãos do sexo masculino

Meliantes: dois homens

Vítima: policial militar (à paisana)
Ocorrência: dois bandidos tentaram roubar a moto de um cidadão. Ao perceberem de que se tratava de um policial, tentaram matá-lo. A vítima reagiu matando um dos meliantes. O segundo fugiu do local da ocorrência. A vítima com ferimentos no pé foi levada ao hospital.
Comentário:  Seria  mais uma ocorrência entre  muitas que acontecem diariamente em diversos lugares, não fosse o aparecimento no local do fato de um homem usando uma camisa vermelha.
Cabeça grisalha, olhar triste, andar firme, o homem de camisa vermelha, dirigiu-se aos policiais que estavam no local, cumprimentando cada um deles, com  aperto de mão e um leve toque no ombro. Após esse ritual, colocou-se à distância.  Parado, olhava para o local onde o corpo do bandido estava coberto por um plástico preto.
Esse cidadão, de aparência austera e demonstrando por suas atitudes ser trabalhador sério e ético, era o pai do assaltante morto.
Comovente a imagem do homem de camisa vermelha. A tristeza em seu rosto demonstrava o seu constrangimento diante da cena. O ato de cumprimentar os policiais foi uma atitude de desculpas pela ação de seu filho.
O que estaria passando pela cabeça grisalha do homem de camisa vermelha? Quais questionamentos ele estaria se fazendo? Que lembranças vieram à sua mente? O nascimento daquele filho, sua infância e adolescência. As brincadeiras e o relacionamento. Em que momento houve falhas?
Em silêncio, o homem de camisa vermelha acompanhou todo o ritual de retirada do corpo do filho do local, seguindo solitário e triste seu caminho, deixando uma lição para quem assistiu a cena pelo telejornal dessa manhã do dia 9 de janeiro de um quente verão carioca.
Lição? Cada um que tire as suas próprias conclusões, refletindo sobre a atitude do homem de camisa vermelha.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário