sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

UMA HISTÓRIA DE AMOR

Era uma vez uma frondosa árvore. Seu grosso tronco era impossível de ser abraçado. Seus muitos galhos e a grande quantidade de folhas propiciavam uma aconchegante sombra no verão. Na primavera se enfeitava de flores, que anunciavam os frutos que chegariam pelo outono. Mesmo no inverno, a majestosa árvore desnuda de suas folhas, não perdia o seu porte, a sua postura de rainha.
Sempre  vaidosa e orgulhosa da sua beleza, ela reinava sobre as suas irmãs. Era a preferida pelos pássaros para a construção dos seus ninhos e pelos namorados para se amarem à sua sombra.
Em todo o bosque, não havia floração mais bonita e a produção de frutos mais saborosos. Era uma rainha,  uma deusa, sem dúvidas,  ela era muito especial.
E assim os anos se passavam sem que nenhuma outra jovem árvore conseguisse atingir o seu pedestal.
Certa vez, um jovem casal buscou a sua sombra para trocarem juras de amor. Ela orgulhosa por ter sido mais uma vez, testemunha de uma paixão, deixou cair sobre os enamorados algumas pétalas das suas flores. Era tempo de primavera e o seu perfume tornou aquele encontro especial, envolvendo os apaixonados num clima de amor eterno.
Para marcar para sempre a união,  o rapaz deixou gravado no tronco da vaidosa árvore, um coração com as iniciais do seu nome e o da sua amada. Atitude comum entre enamorados. Outros corações já haviam sido marcados em diversos troncos de árvores, incluindo no da vaidosa rainha daquele bosque. Porém, esse coração tinha algo de especial. Ela, a árvore vaidosa, não sabia explicar o que sentiu quando o rapaz deixou em seu tronco a  marca do seu amor.  O jovem enamorado mexeu com o coração da frondosa árvore.  Desde aquele dia uma sensação que ela nunca havia experimentado subiu por suas raízes e se espalhou por todos os seus galhos e folhas.
Terminou a primavera e o verão chegou esquentando todo o bosque  trazendo famílias para as sombras. Depois o outono com suas frutas e pássaros abriu espaço para o inverno, período em que o bosque recebia poucas visitas.
Finalmente as flores começaram a se abrir, anunciando mais uma primavera. Todo o bosque vibrou de felicidade e ela a majestade mais ainda. Este ano suas flores estavam mais coloridas do que em outros períodos. Como era bom estar novamente recebendo elogios!
Uma tarde, daquelas tardes agradáveis com uma suave brisa balançando as folhas e derramando pétalas por todo o chão, um solitário rapaz aproximou-se da vaidosa árvore. Ela o reconheceu. Era aquele que havia marcado o seu tronco e o seu coração. Porém, ele estava sozinho. Chegou lentamente, procurou a sua marca, deixando  lágrimas brotaram de seus olhos. Por alguns minutos, ele acariciou a tatuagem feita no tronco e murmurou baixinho, palavras de amor.
Após alguns minutos, o jovem se afastou lentamente, deixando a bela árvore triste e preocupada. O que haveria acontecido?
Um pássaro amigo sabendo da sua preocupação, contou-lhe que a bela jovem havia se enamorado de outro rapaz deixando o seu antigo amor de coração partido.
A nobre árvore, ao saber da notícia, sentiu vontade de arrancar suas raízes do solo e correr em busca do lindo e sofredor amante. Mas, ela sabia que jamais poderia conseguir tal façanha. Passou então a esperar que um dia ele voltasse, mesmo que fosse com outra namorada.
E assim o tempo foi passando e a vaidosa árvore esperando, esperando, esperando. Seus frutos perderam o sabor, suas flores o perfume. Aos poucos seus galhos começaram a murchar e suas folhas a secar.
Hoje, quem passa pelo bosque, pode avistar de longe, uma grande  e seca árvore. Apenas um tronco, galhos retorcidos e um coração talhado em sua casca que o tempo não conseguiu apagar.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário