sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CHORA ZECA PAGODINHO

Emocionante a imagem desse homem, cantor, compositor  e sambista. Uma figura, sempre associada à alegria e a festa.
Zeca chorou diante da destruição de sua cidade. Sempre orgulhoso de morar em Xerém, não segurou às lágrimas que se misturaram com a água da chuva que molhava o seu rosto.
As lágrimas do Zeca também significavam  indignação pelo descaso com que as autoridades políticas tratam o povo.
Crescimento populacional desordenado, construções em áreas de risco, coleta inadequada de lixo, desmatamento, desvio de verbas entre tantas outras situações desagradáveis, que retratam a verdadeira cara de muitas cidades do Brasil.
Chora Zeca Pagodinho, quem sabe as suas lágrimas irão tocar o coração daqueles que deveriam ter maior sensibilidade para com seus eleitores.
Impossível não ser REPETITIVO, todos os anos escreve-se sobre os mesmo problemas: chuvas, enchentes, desabamentos, mortes, lixo, rios transbordando, prejuízo da população, perdas e mais perdas, lama, doenças, ratos, roubos e desvio das verbas enviadas para socorrer as vítimas.  
Anos e anos os problemas se repetem. Às vezes ficamos em dúvida se as imagens não são as mesmas dos anos anteriores. Jornalistas fazendo as mesmas perguntas. Cinegrafistas filmando imagens já bastante conhecidas: cidadãos chorando a perda de  bens, famílias velando seus mortos, ruas cobertas de lama e outras tantas  que já nem causam tanto impacto.
Vivemos num país de contrastes. Uma mistura de alegria e dor. Sofrimento e festas. Futebol e crimes. Violência e solidariedade. Progresso e atraso. Ordem e desordem. Voluntários e vagabundos. Doações e desvios. Carnaval e pobreza.
Essas contradições fazem parte das características de toda a humanidade, porém no Brasil isso acontece de forma grotesca, declarada, escancarada sem nenhuma vergonha ou medo de punições. É tudo muito escancarado. Não há mais preocupação em fingir é tudo feito às claras, fotografado e documentado.
É cansativo conviver com essa controvertida situação. Corre-se o risco de ser considerado pessimista. Ser contrário ao progresso. Ser um antigovernista. Ser rebelde sem causa. Ser um chato.
Chora Zeca Pagodinho, você tem a força do samba. Você tem carisma. Você é um homem do bem e de bem. Você é um cidadão ético.
Provavelmente as suas lágrimas poderão ajudar a lavar sua querida cidade e até quem sabe todo o território nacional.
E as chuvas continuam!
Edison Borba

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário