terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

           O mundo,  ligou- se  na solenidade de posse do reeleito presidente dos Estados Unidos Senhor Barack Obama. Impossível não se contagiar com o carisma deste homem. Políticas à parte, ele a sua família, trazem para o cenário da política internacional ares de paz e harmonia.
Sabemos que nem sempre as aparências representam a realidade, principalmente no jogo político, mas Obama representa esperança para um grupo de cidadãos, que nem sempre fazem parte da lista de prioridades dos governantes.
Os patinhos feios, geralmente ficam de fora dos planos governamentais, como os imigrantes, os de especial comportamento sexual, os que diferem da maioria, os considerados politicamente incorretos. É nesse ponto, que a figura Obama ganha força e reforça o otimismo numa sociedade menos preconceituosa. Podem parecer questões menos importantes do que assuntos relacionados à economia e à segurança. Mas, a partir desses pontos, é que os de maior complexidade, como as guerras e as armas, poderão chegar  perto de uma possível solução.
Um homem negro consegue chegar ao mais alto na política internacional. Faz  governo repleto de contradições e se reelege. Isso é sinal de que o povo, de todos os países, acredita que é necessário experimentarmos novas lideranças.
Provavelmente, os representantes dos excluídos, tenham mais capacidade de entender como vive e, o que é necessário para o equilíbrio entre todos os cidadãos do mundo.
As grandes mudanças históricas foram conseguidas gradativamente, às vezes até morosamente. A mulher batalhou anos para ser reconhecida como cidadã, a abolição da escravatura negra também foi lenta e precisou de muitas lutas, físicas e intelectuais. Outras escravidões ainda persistem em vários lugares do planeta, a intolerância religiosa e sexual ainda faz parte de um jogo perverso e discriminatório. Um grande número de crianças ainda vive em condições precárias para o seu desenvolvimento.
A figura do Senhor Obama e sua família reforça a possibilidade de mudanças. O mundo parou para ouvir o discurso.
Palavras, apenas palavras, entre elas e as ações, existe um grande espaço. Porém, são elas que provocam ações e reações e nesse item o atual (antigo) presidente dos Estados Unidos, conseguiu êxito.
Boa sorte aos Obamas!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário