terça-feira, 13 de maio de 2014

PRETOS VELHOS - 13 DE MAIO NO BRASIL

     Entre as muitas heranças que recebemos do continente africano, foi à religiosidade,  uma das mais belas . Mesmo aqueles que não professam  o espiritismo umbandista ou, o candomblé, mas que é capaz de amar incondicionalmente, acreditar no bem estar da humanidade, ser paciente, gostar de crianças e ser feliz ao abraçar carinhosamente todos sem nenhum preconceito, está de alguma forma expressando a bondade dos orixás conhecidos como Pretos Velhos.

Representados por mulheres e homens, trazidos da África e escravizados no Brasil e, por mais crueldade que recebessem dos senhores, mantiveram a sua fé na vida, a sabedoria de seus ancestrais, o conhecimento de sua pátria, a simplicidade dos sábios, a humildade dos fortes e a benevolência dos iluminados. Aqui envelheceram e morreram como escravos. Suas iluminadas almas são cultuadas como os orixás de alta elevação espiritual. Sempre prontos a aconselhar, abraçar e orientar. Eles usam de sua sabedoria africana para tratar os necessitados com  ervas, chás, infusões e mais que tudo paciência e amor ao próximo.
Os pretos velhos são entidades iluminadas e sempre prontas à prática do bem. Neste, 13 de maio, quando se comemora a extinção da escravidão negra no Brasil, também é dedicado a Pai Anastácio, Mãe Cambinda, Pai José de Angola, Vovó Maria Conga, Pai Francisco, Vovó Joana, Pai Benedito e todos os grandes orixás que fazem parte desta grande família que forma a falange dos Pretos Velhos.
Se a humanidade conseguisse reproduzir a vontade dos Pretos Velhos, não haveria tanta injustiça, violência, crimes, mentiras, injúrias, calúnias, traição e crimes em nosso planeta.
A fé verdadeira e pura, não tem cor e nem raça. Não possui templos de ouro e nem de prata. Não tem luxo nem luxúria. A fé verdadeira pode ser sentida nos pretos velhos, capazes de guiar a humanidade para a mais pura transformação e evolução espiritual. Eles, que aparentemente  nada possuem para doar, são capazes de preencherem nossas vidas do mais puro e simples amor, comparado apenas com o que nos deixou o Mestre dos Mestres – Jesus.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário