sábado, 13 de junho de 2015

O MUNDO PRECISA DE OCITOCINA!

Oxitocina ou ocitocina é um hormônio conhecido por sua participação nas contrações do parto e no aleitamento materno. Produzido principalmente por uma região do cérebro, é liberado para o sangue propiciando diversos efeitos no organismo humano.
Considerado o hormônio do amor, o ocitocina, também é importante para a manutenção das ligações humanas e nas conexões de amizade. É ele que faz transbordar o amor, da mãe pelo filho, após o parto. Ele também fortalece as ligações familiares aproximando os componentes de uma família.
Às vezes chamado de hormônio do aconchego, o ocitocina, pode oferecer benefícios à nossa saúde, ajudando a regular os padrões de sono, propiciando a calma e contribuindo para a sensação de bem-estar, diminuindo o estresse.
Esse é hormônio que faz o nosso coração derreter quando vemos um gatinho, um cãozinho ou nos emocionamos na presença de um bebê.
Também depositamos na conta do ocitocina, as ações generosas entre as pessoas, e também o eu aumento no organismo humano, durante as orações e meditação.
Esses e outros benefícios proporcionados por este hormônio, leva-nos e pensar na importância da sua produção num momento em que a violência está sendo cada vez mais banalizada entre os povos.
Estamos sempre com pressa, com muitos compromissos, estressados, nervosos e provavelmente tomando atitudes que interferem na produção da ocitocina em nosso organismo.
Um renomado pesquisador americano aponta o abraço, como uma forma de fazer nosso organismo produzir ocitocina, aconselhando a darmos pelo menos oito abraços por dia. Parece um exagero, mas, infelizmente, passamos dias, meses e até anos, sem que recebamos um abraço aconchegante e também sem darmos um abraço envolvente, daqueles em que os corpos se encontram, numa magia calorosa de afetividade.
Portanto, o mundo precisa de ocitocina, os países precisam de ocitocina, os estados precisam de ocitocina, as cidades e vilas também e principalmente os lares precisam de ocitocina, isto é, de abraços, carinho, aconchego e de amor.
Amor sob a forma de um carinhoso abraço!

Edison Borba

Um comentário: