segunda-feira, 22 de junho de 2015

PESSOAS ...

Há pessoas que ficam com raiva quando seus desejos são contrariados, depois se acalmam e tudo volta à tranquilidade. Porém, existem outras que mantém a raiva guardada dentro do coração e ficam remoendo o sentimento.
Há pessoas dependentes. Passam a vida  agindo a parir da decisão dos outros. Nunca assumem uma posição diante do mundo. Algumas vivem sempre desta forma e se acomodam tanto que passam a ter este estilo de vida, porém existem àquelas que após algum tempo se lamuriam, se queixam de nunca a deixarem agir. Sofrem por uma atitude unicamente pessoal.
Existem pessoas preocupadas, que agem preventivamente, porém conseguem manter a razão, suas preocupações acontecem dentro de um limite tolerável, porém algumas são tão preocupadas com o amanhã que não conseguem viver o hoje. No almoço estão preocupadas com o jantar. Para elas, não existe sossego, estão sempre aos sobressaltos e preocupadas com o que poderá acontecer.
Há pessoas, que não assumem suas ações, são mestras em responsabilizar “o outro”. Para elas existe sempre uma desculpa, uma forma de escamotear a situação e “tirar o corpo fora”, mesmo quando a sua ação coloca em perigo a vida do outro. Porém, existe gente que está sempre pronta para defender. São heróis e heroínas do cotidiano, são capazes de arriscar-se por um amigo ou até por um desconhecido.
O mundo está repleto de controladores, pessoas que acreditam poder mandar e controlar a vida e até as emoções de quem quer que seja. Mães poderosas, que tudo sabem, estão sempre com toda a razão do mundo. Homens controladores que impedem seus companheiros de criarem, construírem executarem, em seus lares, suas esposas precisam manter os relatórios em dia. Porém existem aquelas que vivem e deixam viver. Cada qual no seu cada qual. Não me aborreça que eu também não te aborreço, cada um segue seu caminho, e assim não haverá complicação.
E assim são as pessoas, cada uma com sua condição sentimental e emocional. Algumas são assoberbadas, carregam o mundo nas costas, estão sempre cansadas e sofrendo pelos outros. Existem as dominadoras, as certinhas, as tristonhas, as alegrinhas, as dissimuladas.
As que se dizem  verdadeiras,  são capazes de dizer as suas verdades doa a quem doer, esquecendo-se que “verdade” é algo bastante sério e que devemos ter sempre que cuidar de não agredirmos e ofendermos o outro, com a nossa “possível” verdade.
Estas e muitas outras pessoas existem e nós também ocupamos um papel neste rol, às vezes mais de um, dependendo da situação.
O importante é sabermos em que posição  encontramo-nos e evitarmos prejudicar alguém. Ter autocontrole sobre nossos sentimentos e emoções é uma grande sabedoria!

Edison Borba

Um comentário:

  1. Parabéns , saber se controlar e controlar a língua é algo que todo ser humano deveria saber controlar e deixar de ser o controlador das amizades, deixando que cada ser que tentar controlar o controlador ou o ser controlado por controlador saiba saber que o controlador nunca terá para si o sentido da verdadeira amizade, pois deixou de ser o controlador para ser idiossincrática.

    ResponderExcluir