sábado, 27 de junho de 2015

SERES HUMANOS! HUMANOS?

Os seres humanos são animais bípedes da ordem dos primatas pertencente à subespécie Homo sapiens sapiens. O cérebro humano é um órgão muito poderoso que controla o funcionamento de todas as partes do corpo. Com seus milhões de neurônios, ele controla os pensamentos, sentimentos e sentidos, permitindo a interação do indivíduo com o meio. Dentro do cérebro humano ocorrem as mais variadas situações, tais como: percepção, imaginação, pensamentos, julgamentos e decisões. A plasticidade é outra importante característica do cérebro humano, que permite a criação de novos padrões cerebrais a partir das experiências vividas.
Talvez seja aqui nesta característica, a plasticidade, que vamos encontrar as explicações para a grande onda de violência que se espalha pelo mundo. O homem sábio, o ser humano que deveria se distinguir dos outros animais, vem assumindo ao longo dos anos atitudes que nos remetem ao mundo das cavernas.
Nossa condição de animal nunca esteve tão presente como nos últimos anos. Matamos pelo simples desejo de matar, violentamos, roubamos, sequestramos, descumprimos as leis e regras. Em todas as classes sociais a violência em suas mais diversas formas se revelam. Escravizamos, mentimos, torturamos e tentamos justificar nossas atitudes através de explicações tiradas do mais importante e evoluído órgão do nosso corpo – nosso cérebro.
Apesar de toda a evolução tecnológica e científica, o homem continua sendo um animal feroz e violento, capaz dos mais terríveis atos para satisfazer as suas vontades.
Dentro deste questionamento, e procurando uma saída para tal situação, e colocando-nos sob a condição de animal, uma palavra surge, quando mergulhamos em nossas origens: domesticação. O homem precisa ser domesticado. Porém, como o significado desta palavra nos assusta, vamos substituí-la por educado.
As grandes falhas no processo educativo informal e formal, a deterioração da sociedade, a perda de valores morais, éticos e religiosos, talvez possa ajudar a explicar, o motivo de tantos jovens transformarem-se em pesadelos para a sociedade. Porque tantas meninas engravidem, porque o uso de drogas é cada vez maior.
O que foi feito com a estrutura familiar? O que foi feito com a organização escolar? O que foi feito com as atitudes dos nossos governantes?
Talvez um dos caminhos que possamos usar para explicar o estado de barbárie em que nos encontramos, no Brasil, seja a desigualdade social. Vivemos um momento sem regras e leis. Mais polícias para mais bandidos, numa matemática que nunca terá fim.
Seres humanos! Humanos? Quando nasce uma criança, ela é possuidora de um código genético que deveria ser bem traduzido para que ela se transfomasse num Homo sapiens sapiens, porém para que isto aconteça, é necessário que ela receba condições mínimas necessárias para que seu cérebro se desenvolva adequadamente. Porém, estamos acompanhando a deterioração de cérebros, que poderiam ser brilhantes e criativos.
Educação! Essa é a palavra! Essa é a ação! Sem ela seremos apenas animais bípedes da ordem dos primatas, e nada mais!
 
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário