sábado, 22 de abril de 2017

MPB - CONTANDO HISTÓRIA (Alcione e Emílio Santiago)



MPB CONTANDO HISTÓRIA!
A letra do samba “40 ANOS”, gravado por Emílio Santiago, contém nomes e fatos da História brasileira e do mundo. Trata-se de uma sequência de informações que é preciso estar atento ou ter vivido ou ter estudado para se poder compreender a essência dessa linda pérola da MPB.
São 40 anos de vida, que desfilam através da voz de Emílio e de outros que também gravaram, como é o caso de Alcione.

Nomes de personalidades são citadas, como Zumbi, Peri, D. Pedro e Tancredo Neves, que é lembrado através do Hino nacional tocado em seu enterro. Seguindo pela nossa História, o tempo da ditadura surge ao lado de Glauber Rocha no cinema, Gonzaguinha e Milton Nascimento.
O Festival Internacional de Música realizado no Maracanãzinho, é lembrado pelo “galo” o símbolo do Festival, e das músicas “Ava Canoeiro” e “Travessia”. E neste contar e cantar surge Elis, e o Teatro Opinião e a “Disparada”, cantada por Jair Rodrigues em outro Festival de Música. E seguimos com Ayrton Senna, Hortência, Chico e Agostinho e mais o tri campeonato. Passamos por Pelé, Raoni e a nossa Amazônia e a fé de Chico Xavier.
Infelizmente, nos 40 anos de MPB, o Brasil já sofria com a corrupção, dos que sempre viveram mamando na vaca, que ainda dorme em berço esplêndido sem perceber o desvio do leite dos inocentes.
Porém, Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, autores dessa maravilha musical, encerram a jornada colocando o Brasil pra frente, num grande ensaio musical para brilharmos no próximo carnaval.
P.S. = Quando ouvi pela primeira vez esta música na voz do Emílio Santiago, eu não pude conter as lágrimas, pois era a minha história que estava sendo cantada e contada!!!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário