terça-feira, 29 de agosto de 2017

HUMILDADE? COMO?

(por) Edison Borba.
Exatamente há um ano, em agosto de 2016, eu publiquei esse texto, agora faço uma releitura por se tratar de um assunto interessante: humildade.
É comum ouvirmos e até afirmarmos que a humildade é uma das nossas características. Mas, o que vem a ser humildade? Qual o significado desta palavra?
Humildade tem origem latina “humus” = “terra” – aquele que tem os pés no chão. Era usada na antiguidade para definir os trabalhadores do campo, daí a... expressão humilde – aqueles que trabalham descalços, com o pés no chão.
O humilde é aquele que reconhece e respeita suas origens.
A partir desta constatação, vamos fazer (auto/análise) e tentar nos encaixar no quesito humildade. Importante lembrar que ser humilde, não é ser cabisbaixo, obediente e não defender seus direitos.
Esta não é uma atitude de humildade, talvez seja de submissão!
Outra observação importante, está relacionada na tal da “falsa modéstia”. Quem procede desta forma está errando o caminho. Seria de bom alvitre consultar um terapeuta!
Ser humilde é fazer o bem sem olhar a quem, é doar-se sem nada pedir em troca, é viver a “graça” de “graça” sem pensar em receber, é não ser indiferente às violências do mundo. É ser convidado e se fazer presente sem fazer presença. É ensinar e dar sem humilhar. É convidar sem esperar retorno.
Depois desta leitura, numa escala de cinco a dez, que nota você receberia?
Eu confesso que ainda preciso praticar muito, minha nota não foi muito boa!
******

Nenhum comentário:

Postar um comentário