domingo, 24 de dezembro de 2017

NATAL BRASILEIRO

Sob um forte calor, crianças bronzeadas, negras e brancas, correm nas praias “calientes”. Outras brincam em terreiros e quintais. Algumas mergulham em rios ou empinam pipas sobre as lajes. Muitas se divertem em salas de pequeninos apartamentos e até em casas atapetadas. Todas esperam a chegada do Papai Noel.
Vozes clamam louvores enquanto sinos repicam ao som de atabaques. Uma linda mistura de sons religiosos enche o ar de esperança e fé.
Ceias são preparadas com feijão arroz, farofa e ovo estrelado. Acarajé, churrasco, carne seca e muita abóbora, são colocados na mesa, ao lado dos perus e outros assados enfeitados com pêssegos. Tem farinha e mungunzá, tapioca, tacacá, peixe frito, galinhada e gente muito animada.
Sobremesas fazem o encanto dos mais gulosos: são cocadas, quindins, queijadinhas, arroz doce, sorvetes, bolo de aipim e fubá servidos com panetone. E para arrematar tem licor de genipapo, caju e abricó servidos com café.
Para refrescar as gargantas, muito chope, refrigerantes, sucos de frutas tropicais e até champanhe. A cidra também é bem recebida, junto com vinhos de garrafões ou importados que valem milhões.
Enfeites são colocados em coqueiros e mangueiras, algumas casas preferem as pitangueiras e até umbuzeiros que junto com os pinheiros recebem luzes e bolas e a estrela luminosa em seu ponto mais alto.
Leques e abanos são movimentados de um lado para outro para amenizar o calor. Com as lareiras “desligadas”, algumas famílias se refrescam com ventiladores e “condicionados” “ares”, mas o suor se faz presente em todos os ambientes. “Cá entre nós” a neve não chega, ela perde-se no caminho derretendo-se sob um sol brilhante.
O Natal brasileiro é colorido é doce é salgado, tem ritmos variados, frutas diversas e flores exóticas, mas é também abençoado!
Nas “vitrolas” melodias tornam os encontros felizes, tem samba, maracatu e frevo. Os clássicos são ouvidos, principalmente Bach. Há também as importadas harpas paraguaias, funk e muito axé. Ouvem-se melodias feitas especialmente para a ocasião, brasileiras e estrangeiras, esquecidas no baú até dezembro chegar. São vozes conhecidas que ouvimos desde a infância e que continuarão a alegrar muitos outros Natais.
“Bate o sino pequenino”, todos querem cantar, seja num pequeno lar ou na mansão luxuosa. Abraços serão trocados, com amor e afeição. É momento de ternura e de muito carinho. Esquecer desavenças e problemas, é noite sagrada momento de oração.
É Natal e não importa onde se vai comemorar.
É festa e louvor ao nascimento de Jesus.
Onde houver homens e mulheres de fé, de coração bondoso e de alma caridosa ELE vem para abençoar.
Toquem sinos, cantem os corais, vamos nos abraçar!
É momento de perdão e de confraternização, entre todos os povos do mundo, seja no calor ou frio, acima ou abaixo do equador, então é Natal, então é magia, nasceu Jesus Salvador.
Feliz Natal para todos nós!
Abraços do Edison

Nenhum comentário:

Postar um comentário