terça-feira, 6 de março de 2012

ALMA FEMININA - ( Capítulo 03 )

Dia Internacional da Mulher, oito de março. Cada país, cada estado, cidade ou comunidade tem sempre alguma mulher que se destaca. É aquela que faz a diferença. Nós brasileiros, temos o orgulho de existir em nossa história uma infinidade de mulheres que são orgulho para toda a Nação. Cidadãs que deixaram suas marcas na arte musical, pintura, teatro, política entre outros setores. Almas femininas que de alguma forma contribuíram para a melhoria desse País. Guerreiras, que algumas vezes sacrificaram suas vidas particulares em função de um ideal coletivo.
No dia 01 de outubro de 2011, destacamos no BLOG, algumas dessas mulheres, através das quais todas as outras brasileiras ou não, também estarão em destaque.

Vamos relembrar o texto BRASIL MULHER!

Irmã Dulce, Maria Lenk, Bidu Sayão, Cecília Meirelles, Djanira, Janete Clair, Fernanda Montenegro, Ana Botafogo, Maria Ester Bueno, Guiomar Novaes, Zélia Gattai, Cora Coralina, Ivani Ribeiro, Clarice Lispector, Maria Bethânia, Ana Nery, Zuzu Angel, Darcy Vargas, Ada Rogato e Zilda Arns são exemplos de mulheres brasileiras, que se destacaram por suas ações. Na música, teatro, literatura, aviação, esporte, bale, moda, política, televisão ou em qualquer outra atividade, encontraremos sempre o envolvimento feminino. O Brasil é um país que precisa se orgulhar de suas mulheres. Famosas ou não, elas contribuem para que essa nação se torne mais rica e poderosa.
Zilda Arns, Irmã Dulce e Ana Nery são exemplos de inteligência e bondade. Deixaram um patrimônio de boas ações e exemplo de que se pode fazer muito, sem estardalhaços financeiros. A obra dessas Senhoras é tão sólida quanto o seu amor pelo próximo, também demonstrado por Darcy Vargas, discreta Primeira Dama com suas obras sociais.
A voz, a elegância e a dedicação de Bidu Sayão e Ana Botafogo fazem o Brasil ser um país respeitado nos clássicos palcos do mundo. Cantando ou dançando essas brasileiras nos orgulham na nobre arte do canto lírico e do balé.
Ada Rogato e Maria Quitéria são exemplos de mulheres que desafiaram a vida no ar e na terra deixando claro para os homens que elas também não fogem à luta.
Ainda podemos ouvir a voz de Bethânia, desafiando o mundo com seu “Carcará”. E a ela juntaram-se as vozes de Elis, Clara, Clementina, Alcione e tantas outras guerreiras mulheres cantoras que através de sua arte nos fazem orgulhosos.
Maria Lenk, Maria Ester Bueno e Guiomar Novaes cada uma com seu estilo. Nadando, empunhando uma raquete de tênis ou dedilhando as teclas de um piano elas trouxeram medalhas para o Brasil. As notas musicais de Guiomar, guiaram as braçadas de Maria Lenk e fizeram Maria Ester bailar nas quadras de Wimbledon.
Clarice, Ivani, Cecília e Cora misteriosas mulheres escritoras. Cora a doceira goiana explode aos oitenta e deixa claro que idade não impede a criação. Ivani e Janete fizeram das novelas obra de arte, com textos apaixonantes como os de Cecília e Clarice. Essas e outras grandes escritoras brasileiras apaixonam o mundo com seus textos e poesias.
As Damas do teatro brasileiro representadas por Fernanda a sua grande musa. Natália, Tônia, Raquel, Ravache, Dina, Yoná, Bibi e tantas outras brilham nos palcos sem precisar de luzes. Suas presenças e talento são inigualáveis. Vê-las em cena é um privilégio para todos que amam o teatro.
Revolucionárias, Djanira e Zuzu, através da arte mudaram conceitos e quebraram paradigmas. Através do “Abaporu”, Djanira explode no mundo trazendo um novo conceito, principalmente por ser obra feminina. Zuzu, estilista, mãe e mulher politicamente correta. Não se curvou perante a mão armada da ditadura. Desfilava “anjos” na busca incessante do direito a liberdade. Nos museus e nas passarelas, usando criatividade e cores, elas fizeram a diferença.

Mulheres brasileiras, vocês escreveram e escrevem uma linda história para o nosso País! Que seus feitos possam fazer do Brasil um país mais justo para com o seu povo!
Pelo dia 8 de março! Parabéns a todas as mulheres do MUNDO!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário