quinta-feira, 29 de março de 2012

EU BEBO SIM!

Há muitos anos, Elizeth Cardoso, uma das melhores cantoras brasileiras, gravou e cantou um samba, de letra pouco louvável, “Eu Bebo Sim”. Eram outros tempos e essa brincadeira musical, juntou-se a  outra,  cantada por  Inezita Barroso, conhecida como “Marvada Pinga”.
Outra época, comportamentos diferentes, e principalmente menos motoristas e carros circulando pelas ruas brasileiras.
Em 2012, revisitando a letra dessas músicas, constatamos que ambas, já traziam em seus versos, uma previsão do aconteceria em nossas ruas e estradas.
Criou-se a Lei Seca, uma das melhores leis no sentido de prevenir e salvar vidas de acidentes de tráfego. Porém, aos poucos, apesar de todo o empenho de algumas autoridades e de voluntários, vemos o seu enfraquecimento.
Temos as carteiradas, isto é, a famosa frase: “sabe com quem estás falando?” Basta essa pequena observação para que a Lei Seca fique realmente seca. Deixe de valer para empresários, famosos, artistas, filhos mimados e até autoridades da “LEI” (advogados, juízes, entre outros).
Essa atitude, estimula a outros motoristas a fazerem uso de bebidas e dirigir impunemente matando, destruindo, mutilando sem nenhuma piedade.
Outra questão que nos tira o fôlego é a “regra”: ninguém deve produzir “provas contra si próprio”. E para piorar, pessoas que constatem visualmente que o motorista estava realmente embriagado,  cambaleante, chapado, não vale mais como prova. Não adianta filmar, fotografar, constatar a embriaguez. O condutor  assassino, sairá livre como um passarinho para voltar a matar.
Todos os dias acordamos com os noticiários publicando mortes nas ruas e estradas, ou então o deboche que alguns motoristas fazem da lei, da ordem, da comunidade, de todos os que vivem respeitando as  regras estabelecidas pelos legisladores.
E agora? O que fazer? O que pensar? Como educar nossas crianças e jovens? Como afirmar que vale a pena cumprir as regras sociais? Que exemplos dar aos nossos filhos e alunos?
Lembrando um dos versos da letra da música cantada por Elizeteh:
"Eu bebo sim!
                                               Eu to vivendo
                                              Tem gente que não bebe
                                               E tá morrendo"

Versos perfeitos para a situação atual do Brasil. Quem bebe tá vivo, e tem gente que não bebe e tá morrendo! Perfeito! Exatamente isso que está acontecendo! Os bêbados e irresponsáveis estão vivendo e que não bebe está morrendo.
Porém, quanto à letra da outra música, a cantada por Inezita, essa não está enquadrada no que está ocorrendo hoje, ano de 2012. Vejamos:

"Eu bebi demais e fiquei mamada
                                               Caio no chão e fiquei deitada
                                               Ai eu fui pra casa de braço dado
                                               Ai de braço dado, ai com dois sordado!"

Ninguém mais sai de braço dado com nenhum soldado, policial ou agente da Lei Seca.

Portanto: EU BEBO SIM!

QUE VERGONHA!



Edison Borba


Nenhum comentário:

Postar um comentário