domingo, 1 de abril de 2012

1º DE ABRIL

Houve época em que o dia primeiro de abril era usado para brincadeiras e piadas. Era a data de se enganar os “trouxas”, pegar  os bobos e os tolos. Passava-se trote por telefone, sustos eram planejados, alguns até de gosto duvidoso. Porém, de qualquer forma, era um momento de risos e geralmente os “enganados” acabavam se divertindo também. As crianças, aprontavam as “troças” só para gritarem “peguei um bobo  na casca do ovo”.
Acordávamos nesse dia, aguardando que algum tipo de brincadeira pudesse acontecer. O mais  engraçado, era que acabávamos sendo apanhados por um amigo ou familiar mais esperto. E as gargalhadas aconteciam diante de mais um ingênuo, que se deixou ludibriar.
Os tempos mudaram e o primeiro dia do mês de abril, perdeu seu encanto. Não é mais usado para enganar os tolos. Essa alteração comportamental está diretamente relacionada ao atual regime político social no qual estamos inseridos. Não há um só dia no nosso calendário, sem que alguma mentira esteja sendo contada, ou um golpe aplicado. O povão, de uma forma ou de outra, faz diariamente papel de bobo.
Existe um período, em que as histórias de primeiro de abril, aumentam – ELEIÇÕES. Os candidatos, em sua maioria, aparecem nas televisões, falam nas rádios e publicam em jornais verdadeiras farsas de primeiro de abril. Áreas mais atingidas: saúde e educação.
Ano após ano, acompanhamos promessas e mais promessas, que nunca são cumpridas. E o mais clássico nessas audições, é que o “anunciante” consegue prometer o impossível. É um longo primeiro de abril. Meses e meses, assistimos um desfilar de pegadinhas. Algumas são tão hilárias, que se não fossem sobre temas sérios, ficaríamos às gargalhadas.
Os mentirosos, não se escondem sob máscaras, ou camuflam suas vozes ao telefone, tudo é feito às claras. Não existe mais o medo de ser apanhado e estragar a brincadeira. Todo dia é dia de ludibriar, enganar, surrupiar e rapinar.  Por isso, e muito mais é que  o primeiro de abril perdeu a sua utilidade. Vivemos em eternos dias da mentira.
Vamos construir mais hospitais e escolas. O transporte público vai melhorar. Os aposentados terão salário digno. Não teremos mais crianças na rua, abandonadas à sua própria sorte. Combateremos o tráfico de drogas; em um mês do meu mandato não haverá um traficante solto em nossa cidade. Para cada comunidade haverá uma creche. O trabalhador, em meu governo não fará mais greve. Seu trabalho será respeitado e os salários honestamente pagos.
Senhores eleitores, confiem em mim e em meu partido! Juntos, mudaremos o País! Juro que irei cumprir o meu mandato até o fim! Vamos acabar com a corrupção. Ninguém, mas ninguém mesmo usará o dinheiro público em benefício próprio. Vote em mim, um candidato honesto, entro na política sem nada e continuarei assim até o último dia do meu cargo. Confiem! Acreditem! Eu sou diferente ( rsrsrssr -  risos camuflados do orador).
E assim, o dia primeiro de abril, perdeu a sua utilidade!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário