segunda-feira, 2 de abril de 2012

BOM DIA TRISTEZA!

Hoje, dois de abril de 2012, o estado do Rio de Janeiro, acorda com sob o impacto da morte de uma linda jovem arquiteta, um rapaz baleado e a morte de um médico de 65 anos, na porta de sua casa após levar seu filho para a rodoviária. Isso tudo, além de seqüestros relâmpagos, assaltos e furtos.
Bom dia, Rio de Janeiro! Após noite  e madrugada tão sangrentas, o que nós esperamos é um BOM DIA. Que o sol possa aparecer iluminando uma população ordeira e trabalhadora.
Sabemos do trabalho das nossas polícias tentam realizar, mas também sabemos que as nossas leis são frágeis e que possuem lacunas, aproveitadas em benefício dos malfeitores. Na maioria dos delitos, encontramos a presença de menores de idade. Crianças e jovens, usadas indiscriminadamente pelo crime.
Apesar da ocupação de algumas comunidades, o tráfico de drogas continua, afrontando toda a sociedade. Crianças foram encontradas portando armas e drogas no favorecimento de quadrilhas bem organizadas e informadas, das fragilidades das nossas leis. Precisamos urgente de uma revisão do nosso Código Penal, da remodelação do sistema carcerário, da releitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, para que a ação da polícia possa ser realmente eficiente. Não basta prender, deter, revistar, fazer bloqueios ou blitz sem que haja continuidade do processo. Reavaliar o sistema penal é permitir que os presídios sejam locais de recuperação e de ressocialização. O ECA, não pode continuar a ser aplicado sem que psicólogos, pedagogos, advogados e juízes façam uma reavaliação do texto, para que possam oferecer às nossas crianças e jovens um futuro melhor. Também nesse caso, não basta punir, é preciso educar.
Torna-se urgente que nossos políticos façam um exame de consciência e programem pautas em que essas questões sejam incluídas. Estamos nos aproximando de mais um período de eleições municipais e as propagandas eleitorais voltarão a invadir nossas vidas. Gostaríamos que os candidatos incluíssem em seus programas de ação essas questões, para que a partir dos municípios esse movimento pudesse atingir o planalto central. Vamos sensibilizar Brasília e tentar fazer com que no Brasil, possamos acordar e verdadeiramente saudarmos uns aos outros dizendo BOM DIA!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário