terça-feira, 17 de abril de 2012

NITERÓI - CIDADE SORRISO.

A população de Niterói, que já ocupou lugar de destaque quanto à qualidade de vida, está perdendo a vontade de sorrir. Cidade do Estado do Rio de Janeiro, também carinhosamente chamada de “Niquiti” está vivendo momentos de aflição com a grande quantidade de assassinatos, assaltos e furtos. Os moradores estão prisioneiros em suas casas pedem às autoridades providências imediatas.
Ao chegarmos a Niterói, após atravessar a baía de Guanabara, os visitantes são recebidos por Araribóia, índio símbolo da história da cidade, que convida a todos a visitar seus pontos turísticos. Mergulhar nas águas da praia de Icaraí, percorrer o Caminho Niemeyer, um conjunto arquitetônico com o lindo e majestoso Museu de Arte Contemporânea, Praça Juscelino Kubitschek, Fundação Oscar Niemayer, Estação Hidroviária de Charitas e o Teatro Popular.
Mas, a cidade sorriso tem muito mais a mostrar para os turistas, como a beleza do complexo arquitetônico da Fortaleza de Santa Cruz, a capela de Santa Bárbara, a enseada de Jurujuba, o Campo de São Bento.
Houve época que muitas pessoas mudaram-se da cidade do Rio de Janeiro, buscando em Niterói, tranquilidade e paz. Era sonho de muitas famílias construírem suas famílias num lugar que inspirava os poetas por tudo que podia oferecer.
Segundo alguns pesquisadores, com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora em algumas comunidades “cariocas”, bandidos migraram para o outro lado da baía. Com eles, foram as drogas e a violência. Tudo isso está destruindo o sorriso do rosto dos moradores de Niterói.
Não podemos deixar que desapareça a alegria de uma população que sente orgulho de sua cidade. Vamos rezar na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e na Igreja de São Domingos, para que o coração das autoridades seja tocado e providências sejam tomadas.
Precisamos de alegria, de sorrisos, de felicidade.
Não podemos permitir que uma cidade fique prisioneira de bandidos!
Vamos inverter esse jogo. Lugar de  marginal, traficante, ladrão é assassino é na cadeia. A praça é do povo!
Niterói precisa voltar a exibir o seu lindo sorriso!
 À esquerda, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Ao fundo, a Praia de Icaraí.
Edison Borba


Nenhum comentário:

Postar um comentário