segunda-feira, 9 de abril de 2012

CHOCOLATE COM LAMA

“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?” Infelizmente, a resposta a essa pergunta não teve uma boa resposta para os habitantes da cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.
A Páscoa, dessas pessoas, foi “comemorada” com chuva, desabamentos e morte. Bombons recheados de lama,  foi distribuído para  os moradores.
Após viveram uma grande tragédia em 2011, a natureza cumprindo o seu papel, um ano depois enviou mais chuvas, obedecendo ao ciclo das águas. Porém, o homem que deveria também manter uma rotina, no sentido de não se surpreender com as possíveis dificuldades das intempéries naturais, não cumpriu o seu dever. Após um ano da calamidade, em que milhares de pessoas morreram em algumas cidades do estado do RJ, pouco foi feito, no sentido de prevenir a população contra uma nova tragédia.
Mas, ainda existem pessoas, de problemas mais antigos, como o que aconteceu no morro do Bumba, que esperam por uma solução para o seu drama. Essa comunidade se junta a mais  outra, a de Angra dos Reis, que também ainda espera por soluções das suas desventuras. São tragédias acumuladas, população desabrigada, destruição prevista, dramas anunciados. A inércia que “move” (?!?)  as autoridades é assustadora. O descaso e a maldade é algo inimaginável. A tranqüilidade com “eles” se mantém diante do choro, das lágrimas e da tristeza do povo é incompreensível.
Metereologistas, ecologistas, geógrafos, geólogos e todos os estudiosos que acompanham os ciclos atmosféricos, conseguem prever as reações em nosso Planeta, porém, não conseguem sensibilizar as autoridades encarregadas de cuidar dos seus eleitores. Lamentavelmente, continuamos eleitores!
As verbas liberadas para atender aos atingidos pelas catástrofes atmosféricas desaparecem. São desviadas de sua finalidade e nada é resolvido. Os apontados como ladrões da “grana”, além de não serem punidos, não devolvem para o povo o dinheiro roubado. Somem de circulação por um tempo e depois reaparecem, e para a nossa desgraça, são reeleitos ou nomeados para ocupar o único cargo que sabem exercer: a função de criminoso.    
As eleições municipais estão chegando. Já começamos a ouvir os pedidos dos candidatos. Um rosário de promessas desfiadas nos meios de comunicação. Mesmo diante de tantos problemas não resolvidos, os que possuem fome de poder, não se sentem constrangidos de “pedirem” nossos votos.
O ciclo continua, pois a natureza é sábia e mantém as suas atividades. Sol, chuvas, estiagens, ventos, neve, geadas tudo “certinho”, matemáticamente organizado. A única coisa organizada por alguns senhores e senhoras politicamente incorretos  é a  formação de quadrilha.
As águas continuarão a cair. Barrancos continuarão a deslizar. Casas continuarão a ruir. Mortes continuarão a acontecer. Lágrimas continuarão a deslizar pelos rostos cansados e marcados pelas linhas de tragédias acumuladas.
Agradecemos às autoridades competentes à grande distribuição de chocolates com lama que nos ofertaram nesse domingo de Páscoa.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário