quarta-feira, 11 de abril de 2012

MUDANDO DE CANAL

Sempre que posso acompanho o trabalho realizado por nossas emissoras de televisão. Não podemos fingir que o monstro não existe, mesmo com os canais pagos, os tradicionais  estão em nossos lares e continuam cada vez mais fortes. Telejornais, culinária, entrevistas além de tantos outros programas.
Mas, as novelas continuam a ser  o grande acontecimento. Cada emissora ao seu modo trabalha com esse produto. Alguns canais usam material importado, que fica bem distante da qualidade do que é produzido aqui no Brasil. Temos acompanhado mudanças nas direções dos folhetins e alguns trabalhos dignos de aplausos podem ser destacados. Infelizmente, ainda acreditando que o povo gosta de “coisa” ruim às vezes alguns autores e diretores abusam do direito de brincar com os “noveleiros”.
Entre 2011 e 2012, destacamos a beleza de “Cordel Encantado”. Trabalho bem realizado  que trouxe um encantamento para o horário das seis. Não houve destaques entre os atores. Foi um belo trabalho de grupo. “Vida da Gente” foi   sensível e agradável de assistir. Levou a trama para a nossa região sul,   nos deliciando com as belas imagens das cidades postais. Nesta novela, houve destaques entre os atores. O brilho dos veteranos foi sem dúvida uma grande marca dessa história.
O SBT relembrou “Uma Rosa Com Amor”, de forma agradável, sem comprometer a antiga versão. Fazia tempo que a emissora do senhor S.S. não emplacava uma boa novela. Bem dirigida e com bons atores a novela prendeu a atenção dos espectadores.
Infelizmente o horário nobre exibiu  a uma “estampa”  nada fina. Apesar de alguns atores defenderem seus personagens com garra e coragem, assistimos uma das mais bizarras histórias televisivas. Algo para ser esquecido ou se for lembrado, será para não se cometer outra loucura semelhante. Não merecemos que esse tipo de trama seja  empurrado para nossas casas.
Mudando de canal: terminou  a novela Vidas em  Jogo, da rede Record de televisão. Após altos e baixos, idas e vindas o autor conseguiu construir um elegante final ao fugir de apresentar um culpado ou endeusar um vilão. Afastou-se do previsível. A história, na realidade, foi montada sobre uma grande farsa. Os poucos malvados foram punidos dentro da lei e foi possível assistir a um término de novela, sem estardalhaços, mas com uma linda mensagem de amizade. Atores e atrizes visivelmente emocionados  deixando no ar uma leveza e alegria de terem vivido uma boa história.
Um carinho especial para Beth Lago, que retornou para o último capítulo de um mais folhetim dos muitos que ela trabalhou e ainda irá trabalhar.
Muitas novelas continuam sendo transmitidas. Algumas reprises, outras aparentemente novas. Aparentemente sim, pois  as narrativas em sua maioria segue um roteiro que nos faz lembrar, algo que já foi visto. Uma sensação de que – “eu conheço essa história”!
 Todos com a preocupação de agradar  angariar público e aumentar o faturamento da emissora.
Que venham bons textos.  Mães procurando filhos e filhos em busca dos pais. Que haja traições e paixões. Mocinhos e mocinhas. Vilões e malvadas. Casamentos desfeitos com noivos abandonados no altar.
O mais importante é que haja respeito para com o público que prestigia cada capítulo de cada novela dando lucro aos atores, emissoras e patrocinadores. Que esse espaço sirva para mensagens positivas e que haja exemplos a serem seguidos. Que os maus sejam punidos e o bem sempre vença.
Mesmo sendo ficção, não podemos deixar que haja a falsa idéia de que a vida imita a arte e a arte imita a vida. Não! Isso não pode ser  motivo para deixar de punir os malvados e premiarmos os bons. Mesmo que seja apenas na telinha!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário