sexta-feira, 9 de março de 2012

COLÉGIO BRASIL ( uma questão ética / geográfica)

A Diretoria do C.B. convocou todos os seus auxiliares, diretos e indiretos, para uma reunião cujo assunto principal foi: ética / geográfica.
Na ocasião, dados referentes ao grave acidente que atingiu o Japão, no ano de 2011, precisamente numa sexta-feira, dia 11, foi o assunto em pauta.
O fenômeno, chamado de terremoto e seguido por outro conhecido como tsunami (onda gigante), causou graves danos materiais àquele País, além de deixar  centenas de pessoas  mortas. Uma grande tragédia, a ser analisada e comparada com outros fenômenos acontecidos em terras brasileiras.
A Diretoria do C.B. convidou para falar durante essa reunião, um pesquisador famoso, que além de analisar os problemas vividos no ano passado pelos  japoneses, também relembrou as chuvas e enchentes que aconteceram aqui no Brasil.
O objetivo desse encontro no C.B., que também contou com a presença de auxiliares das unidades conhecidas como Prefeituras, foi: analisar uma questão que não sai da cabeça da nova Diretoria: “ – Por que eles conseguem e nós não conseguimos?”
Preocupação que também não sai da cabeça dos brasileiros honestos e éticos: “por que eles conseguem e nós não conseguimos?”
Durante os debates,  onde o convidado mostrou a rápida recuperação do Japão, diante de tão grave tragédia: estradas e casas reconstruídas, escolas e hospitais funcionando  a incrível recuperação de um país arrasado pelas forças da natureza  em apenas um ano. Sim, em apenas um ano!
Por questões pedagógicas, e até com a finalidade de tornar a palestra realmente útil, as chuvas que atingiram o Brasil, também em 2011, causando graves problemas em algumas cidades brasileiras, também foi abordado de forma comparativa com o terremoto e o tsunami japoneses.  E, para surpresa de todos, aqui, o lixo, os destroços, a destruição, tudo (ou quase tudo) continua do mesmo jeito.
A Diretoria do C.B. teve que intervir durante os debates, para acalmar os ânimos. Quando palestrante levantou essa comparação Brasil x Japão, alguns convidados ameaçaram se retirar  da reunião. Houve acusações e dedos apontados em diversas direções.
Mas a pergunta não foi claramente respondida, e o impasse se manteve. Por que, as cidades brasileiras, continuam acumulando restos de tragédias sobre restos de tragédias. Por que  as nossas pontes continuam caídas e nossas estrados obstruídas? Onde foi parar o dinheiro que deveria servir para reconstruir cidades? Onde? Por  que? Uma grande confusão se formou entre os presentes.
Sem querer comparar tragédias, o palestrante, chegou a observar que o ocorrido no Brasil, foi tragicamente menor que o do Japão. Nessa hora, os participantes vociferaram contra o convidado. Todos, defendendo suas posturas (sempre?) politicamente muito éticas.
A reunião foi encerrada pela Diretoria do C.B., que solicitou aos amigos japoneses, aulas e palestras sobre como reconstruir um país.
Ânimos acalmados,  sorridentes, partiram para o almoço de confraternização, onde o prato escolhido por todos foi: rodízio de pizza.
Porém, uma voz sussurrou baixinho: infelizmente aqui nesse País só dando chute nos traseiros!
Que vergonha!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário