domingo, 20 de maio de 2012

"CARROSSEL" DISCIPLINAR

Palavra complicada. Muitas vezes usada para definir o conjunto de assuntos que deverão ser estudados em um determinado campo. Costumamos mencionar as disciplinas escolares, como: geografia, história, biologia, matemática entre outras, como fundamentais para a formação de um estudante em cidadão integrado à sociedade.Cada disciplina possui um conteúdo específico que deverá ser trabalhado segundo um mecanismo gradativo, que deve obdecer à uma cronologia estabelecida para que haja o aprendizado.
Mas também, podemos mencionar disciplina, como à obediência ao conjunto de regras que norteiam uma pessoa, um grupo ou sociedade.
Ter disciplina, isto é, saber controlar instintos e vontades no sentido de manter o bom relacionamento e funcionamento em um grupo social.
Desde que nascemos, somos submetidos à uma série de regulamentos que se iniciam nos horários das mamadas dos bebês. Aos poucos vamos aprendendo a controlar vontades e desejos, como forma de adaptação ao meio em que vivemos. Cabe aos familiares, às escolas e aos adultos iniciarem esse processo, que é lento, gradativo e que deve acontecer sempre acompanhado de informações sobre os motivos de termos disciplina ou auto-controle.
Quando, falta disciplina, uma série de problemas começam a ameaçar o equilíbrio de um grupo ou de alguém isoladamente. Principalmente, quando em nome da manutenção do bem estar de alguns, as regras começam a “inclinar” apenas para um lado, gerando problemas relacionados à injustiça.
Numa família, as regras devem ser seguidas por todos, indistintamente, e sempre acompanhadas das devidas observações. Nas salas de aula, cabe aos professores estabelecer as regras e explicá-las aos alunos no sentido de obter uma disciplina por entendimento da imprtância desta ou daquela forma de proceder. É extremamente nefasto para a formação do caráter de uma pessoa, quando regras são quebradas permitindo que haja vantagens para os que não seguem as regras disciplinares ou quando a discipolina é imposta, sem haver o devido entendimento sobre o que nós é solicitado.
Esta semana, a imprensa divulgou uma série de informações sobre novelas que trabalham com crianças como protagonistas, atuando como atores mirins. A nota é complementada informando que existem privilégios para alguns em detrimento aos outros, gerando falta de disciplina nos bastidores.
Que situação lastimável, principalmente no que se refere à formação do caráter desses mini atores.
A profissão de ator, é complexa,  pois o trabalhador nesse campo artístico, tem que exercitar a dinâmica de viver entre realidade e ficção. Ser mau ou ser bom, é apenas uma questão de texto. Roubar e matar numa história para na outra ser o herói e benfeitor é apenas uma questão que depende do autor da história. Tudo isso,  faz com que o auto-controle tenha que ser um exercício constante.
O que irá acontecer com as crianças que estão sendo iniciadas no munto do faz-de-conta, através das portas da indisciplina e deslealdade?
Que cidadãos estamos formando através da concessão de privilégios e favorecimentos especiais?
É tão desumano para quem não recebe quanto para quem é dado o favor. Em ambos os casos estamos deformando o cidadão.
É lamentável, que em nome da vaidade de alguns adultos, crianças tenham  formações distorcidas  quanto aos valores sociais. Ter disciplina é fundamental para a manutenção do equilíbrio da sociedade.
Portanto, senhores adultos, manter um ambiente saudável, onde as regras disciplinares são as mesmas para todos, é fundamental para a formação de cidadãos éticos.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário