sexta-feira, 18 de maio de 2012

FENÔMENO

Segundo o dicionário, fenômeno pode ser traduzido das seguintes maneiras:
“tudo que se observa de extraordinário no ar ou no céu”  

“aquilo que é raro e surpreendente, prodígio, maravilha”  

“pessoa que se distingue por algum talento extraordinário”

“pessoa ou objeto que tem algo de anormal ou extraordinário”.

Extraordinário é uma palavra constante nas definições de talento. Cortando o vocábulo, temos uma soma de extra + ordinário.

Extra =  fora do comum. O que está acima da média.

Ordinário = o que é regular, comum ou useiro. Mas também pode ser  de má qualidade.

Após esse passeio pelo mundo da gramática, analisemos  significado de fenômeno, nos dias de hoje.

Acredito que o  mundo nunca presenciou tão grande quantidade de fenômenos. Não passa um mês sem que haja  a explosão de um fenômeno. A internet tem sido à responsável pela construção desse tipo de situação. Através dela, uma borboleta bate as asas no Brasil e na mesma hora os chineses sentem os resultados de tal fato.

Os fenômenos surgem nas mais diversas áreas. Seres que saem da “normalidade” e em poucos minutos ocupam os noticiários, as conversas, os jornais entrando nas nossas vidas, dormindo nas nossas casas, invadindo nossa intimidade.

Nos primeiros momentos alguns até nos surpreendem e nos agradam, mas com a persistência da sua presença, se transformam em monstros assustadores.

Diariamente eles estão nas primeiras páginas dos jornais, nas capas das revistas, nos noticiários televisivos, nas vozes dos radialistas. Fantasmas que nos assustam até em momentos  íntimos.

Não ousem ligar uma televisão de motel! Eles surgem na tela interferindo na festa.!

Essa avalanche de fenômenos é responsável pelo aumento do uso de remédios conhecidos como “tarja preta”. Não  há como manter equilíbrio emocional diante das cachoeiras de moicanos ou de louras boazudas, exibidos com tanto freqüência em nossos lares. As peladonas exibindo  poupanças siliconadas que provocam crises nervosas em pessoas frágeis. Já foram constatados casos de internação de pacientes que gritavam sem parar “ai se eu te pego”. Esse bordão, considerado um fenômeno, tem sido usado como forma de tortura mental por alguns segmentos inescrupulosos da sociedade.

Houve época em que os fenômenos eram construídos gradativamente e se transformavam em ícones da pintura, ou da literatura e até mesmo do futebol. Esses casos, ainda podem ser apreciados, após vários anos de seu surgimento.

Provavelmente, podemos considerá-los como fenômenos verdadeiros e não passageiros.

Enquanto escrevia esse comentário, provavelmente um novo fenômeno está surgindo em algum lugar perdido no mundo. Em poucos segundos ele estará na internet, nas páginas dos jornais e revistas  e principalmente dentro das nossas cabeças martelando dia e noite, interferindo em nossos sonhos.

Que Deus nos livre dos extraORDINÁRIOS que a qualquer momento poderão surgir para assombrar nossas vidas. Ai se eu te pego ...

Edison Borba também é uma vítima dos fenômenos!

Um comentário:

  1. Olá. Estive aqui danod uma espiada. Interessante. Apareça por la. Abraços.

    ResponderExcluir