quinta-feira, 31 de maio de 2012

EDUCAÇÃO NO BRASIL?

Professores em greve! Essa manchete é tão repetitiva, que não vende mais jornais. A população não se revolta e pacientemente, não reclama o direito de seus filhos, freqüentarem as aulas respeitando o calendário letivo oficial.
Todos os anos no Brasil, as escolas de todos os níveis, do Ensino Infantil ao Universitário, públicas ou particulares, entram em greve.
A educação no Brasil está em crise há muitos anos. Começamos a acreditar que esse estado de falência educacional tem objetivos que estão além da nossa ingênua imaginação.
Num país rico ecologicamente e que nunca sofreu os males das guerras, como a Alemanha e o Japão, não consegue resolver questões básicas no seu sistema educacional.
Professores mal preparados e professores mal remunerados, salas lotadas de estudantes e escolas sem condições mínimas de funcionamento é a nossa situação.
Somos forçados a engolir diariamente propagandas fantasiosas sobre um sistema educacional inexistente. Nossos dirigentes brincam com a população e escondem as falhas no sistema de ensino aprendizagem, quando declaram a distribuição de material eletrônico para nossas escolas. Aqui, no Brasil, educação não é levada a sério!
Nos períodos de eleição, professores e estudantes servem de trampolim para políticos sem escrúpulos alcançarem seus cargos.
Em todos os estados, as secretarias de educação se encontram perdidas em amontoados de papéis e submersas numa burocracia idiota. Não existe um plano educacional sério e consistente, tudo é feito para que a máquina não funcione.
Enquanto o mundo investe em suas crianças, jovens e  professores através de um processo educacional sério e de boa qualidade,  no Brasil, as verbas para a educação são insuficientes e além de pequenas ainda são desviadas para os bolsos e bolsas de senhores e senhoras que fazem do poder um grande circo.
Estamos terminando um semestre e em alguns estados e cidades as aulas ainda não começaram. Professores em greve, alunos sem aulas e governo tentando explicar o inexplicável.
O processo educativo necessita de regularidade. Existe uma sequencia que não pode ser quebrada. Mas, infelizmente há anos que não conseguimos ter um ano letivo real.
Enquanto não houver valorização dos profissionais da educação, melhoria das suas condições salariais,  estímulo para um contínuo aprimoramento não seremos respeitados como nação séria. Estaremos sempre na retaguarda e repetindo que o Brasil é o país do futuro. Que futuro? Quando será esse futuro?
Estamos atrasados quinhentos anos e continuaremos atrasados por mais quinhentos anos enquanto brincarmos com o que há de mais sério e sagrado em um país – A EDUCAÇÃO DE SEU POVO!
Edison Borba



Nenhum comentário:

Postar um comentário