segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A BOLA VAI ROLAR ...

         O Brasil se prepara para ver a bola rolar nas arenas construídas especialmente para os jogos da Copa do Mundo de Futebol que acontecerá em 2014. Em cada uma das cidades, onde acontecerá  jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), onde  monumentos de concreto estão sendo construídos ou reformados o povo, é levado a sentir orgulho das monstruosas obras, cujas finalidades após a copa,  ainda é duvidosa.
O ufanismo brasileiro é de tal ordem, que os bilhões e bilhões de reais, que estão sendo gastos nessa festa arquitetônica que já ultrapassou as previsões, não são reclamados pela população. Toda essa “dinheirama” derramada sem controle, poderia se converter em obras mais úteis ao povo, como escolas, hospitais, creches, pavimentação de estradas e ruas, saneamento básico entre outras que se fazem necessário para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
Por mais que tentem enfatizar os possíveis ganhos que o país terá com a realização deste monumental evento, ficam dúvidas quanto a esses benefícios e o alto preço que estamos pagando para obtê-los.
                                                                       
É triste, é lamentável e vergonhoso, assistir à construção das arenas, que mais se parecem  circos, onde os palhaços são os cidadãos trabalhadores.
É revoltante acompanhar a indução feita através de propaganda que massifica e direciona o pensamento e comportamento do povo. Nunca se fez tanta “lavagem cerebral” numa população. Qualquer pessoa que levante dúvidas quanto aos gastos de cada um dos estádios, corre o risco de ser considerado antipatriota. Temos que fingir que tudo vai bem, que não faltam vagas nas escolas e leitos nos hospitais. Que o analfabetismo foi vencido  e hoje todos os brasileiros sabem ler e escrever. Que as grávidas recebem assistência médica e todos os brasileirinhos nascem em maternidades higienizadas e  os exames pósnatal são realizados na criança e na parturiente completando o atendimento que começou no prénatal. Nossas estradas estão bem pavimentadas e os caminhoneiros dirigem seus veículos, deslizando sob as plumas de asfalto. A dengue está controlada, não há febre amarela, nem tuberculose e nem hanseníase. Na Amazônia não há desmatamento e o tráfico de animais não passa de sonho. As cidades devastadas pelas chuvas de verão, já estão reconstruídas e todos os que perderam seus lares, estão felizes e sorridentes em suas novas casas. Tudo isso e muito mais faz desse país uma fortaleza que desperta para um futuro como uma das maiores potências do mundo.
                                                                   
Sabemos que houve melhoras na vida dos brasileiros e nem somos absolutamente contra a realização da Copa do Mundo de Futebol, o que nos assusta é o descontrole, o descaso, o superfaturamento, os desvios de verbas, a farra com o dinheiro público e a indução psicológica para o  país  festejar, cantar e dançar sob as lonas dos grandes circos que estão sendo erguidos para a farra de muitos dos nossos políticos.
Que em 2014, o povo não seja anestesiado pelos jogos da copa, e não se preocupe com os votos que deverão depositar nas urnas.
A lona gigantesca que se ergueu por todo o território nacional, cobrindo todas as cidades e estados transformou tudo num grande circo e todos nós em malabaristas se equilibrando na corda bamba da vida ou dando cambalhotas como “alegres” palhaços.
Pra frente Brasil! Salve a seleção!
Edison Borba
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário