segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FAMÍLIAS

         Durante muito tempo a imagem das famílias era composta por um homem uma mulher, que unidos pelo matrimônio, geravam descendentes. O pai trabalhava para manter o lar, à mulher cuidava da casa e dos filhos, que cresciam orientados para a formação e manutenção de novas famílias, com as mesmas características.  Quando, por algum motivo esse grupo era desfeito, a mulher pagava um sério ônus junta à sociedade. Os homens seguiam livres para novas aventuras, enquanto suas esposas continuavam presas ao casamento desfeito. As viúvas eram mais respeitadas e até acolhidas por outras famílias, porém as separadas faziam parte de um grupo cujo destino era o “limbo”.
         Neste novo século, o conceito  mudou, atualmente encontramos os mais diversos tipos de grupos considerados como família,  as mulheres deixaram o papel doméstico e assumiram sozinhas ou junto com os  companheiros e até parceiras, a manutenção do lar.  
         As famílias biológicas continuam ligadas pelos traços genéticos, porém, as sociais, são enlaçadas pelo amor. Pessoas que se amam e se respeitam, ficam juntas  constituindo as novas famílias. Seres humanos reunidos POR e PELO afeto, independentemente de religiosidade, gênero, diferença de idade ou condição social, formam  lares harmoniosos, definindo uma nova imagem para a família.
         O tempo do Natal faz-nos refletir sobre o tema família. Jesus,  nasceu da virgem Maria esposa de José, que se transforma em pai adotivo do Menino Deus. A importância desta família está na relação de afeto e respeito que os uniu. Uma família nascida no amor a Deus se manteve unida pelo amor.
         O menino cresceu  ampliou o conceito de família, coclamando a todos a manterem  união fraterna. Somos todos irmãos, falou Jesus. Um lindo exemplo de família,  encontramos em Marta, Lázaro e Maria, irmãos e amigos unidos na fé e no amor. Este e muitos outros exemplos de famílias se multiplicaram pelo mundo. Gente que se une pelo afeto e carinho quebram convenções e paradigmas e dão exemplos de amizade e fraternidade.
         O mundo precisa de famílias construídas em lares sem preconceitos, regidos pelo amor  onde a paz seja real. Famílias simplesmente famílias, nada mais que isso, habitando lares onde o reino de Deus esteja no coração de cada um.
Edison Borba

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário