segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CHORA RIO DE JANEIRO, CHORA!

           Começamos a semana ainda sob o impacto dos acontecimentos dos últimos dias. Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, acorda para iniciar a semana, sob a tristeza de ver um dos seus orgulhos, abalado. Nosso futebol não vai bem! Dois grandes times, duas nações tradicionais, choram com o rebaixamento para a segunda divisão. Isso indica que em 2014, haverá menos cores nos estádios. Mas, para o luto ser mais “negro”, os últimos jogos aconteceram com brigas agressões e sangue.

Mas o Rio não chora só pelo seu futebol, várias comunidades, incluindo as que são consideradas “pacificadas” os tiros voltaram a acontecer. Mortes, balas perdidas, famílias enlutadas, portas fechadas, gente encurralada. Quilos de drogas apreendidos, marginais presos, policiais feridos, menores envolvidos deixando claro que nossa Maravilhosa Cidade está longe de viver em paz.

Sob uma linda paisagem, que chama a atenção de turistas, um povo alegre e hospitaleiro, este patrimônio da humanidade sofre nas mãos de quadrilhas, usuários de drogas, comunidades assustadas, arrastões nas praias e crimes, muitos crimes.

O bairro da Lapa, onde os boêmios se divertem em bares, música e alegria, volta às páginas dos jornais, após acontecerem vários assassinatos, estupros, assaltos e muita violência, em menos de quinze dias.

Em várias comunidades, milicianos enfrentam traficantes na disputa pelo espaço “comercial” de drogas e postos da UPP, são apedrejados.

Apesar de tudo isso, a árvore de Natal já está iluminada, as lojas enfeitadas e o clima de felicidade natalina contagia o povo, que consegue manter a alegria, mesmo diante de tanta tragédia, incluindo àquelas propiciadas pela natureza, com a chegada das chuvas de verão.
                 Do alto, da esquerda para a direita: Cristo Redentor, praia de Botafogo, panorama do centro da cidade, Ponte Rio-Niterói, Estádio do Maracanã e panorama da Barra da Tijuca.
Existe algo de inusitado no sangue dos habitantes do Rio de Janeiro, após enfrentarem situações adversas, eles levantam, sacodem a poeira e dão a volta por cima, conseguindo manter a fibra de um povo que não foge a luta. É como vara de marmelo, enverga, mas não quebra, sempre encontrando motivos para continuar a lutar para manter essa cidade  Maravilhosa.

Chora Rio, chora! Mas, enxugue as lágrimas e segue guiado pela Estela Natalina, que anuncia a presença de Jesus, trazendo esperanças e anunciando novos tempos.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário