domingo, 15 de dezembro de 2013

THE VOICE E O GONGO.

Ary-Barroso3
Mais um programa como tantos outros que surgem na atual (??!!) televisão brasileira. Os mais antigos ou mais estudiosos, sabem que programa de calouros existe desde a era de ouro das rádios e do início da televisão no Brasil. 
O gongo de Ari Barroso, a buzina do Chacrinha, a Hora do Pato, Fama, Quem Sabe Canta e muitos programas cuja  finalidade é descobrir novos talentos. Para essa epopeia forma-se um corpo de jurados. Jornalistas, cantores, artistas ou apenas famosos, ficam com a responsabilidade de escolher o melhor, ou àquele que “vai para o trono”, ou simplesmente o vencedor que poderá ser contratado por gravadoras e tornar-se famoso.
Saudades  da severidade da Araci de Almeida, das “broncas” do Flávio Cavalcante amenizadas pela doçura de Márcia de Windsor,  da  alegria de Elke Maravilha e de tantos outros nomes que fizeram parte das bancadas de jurados.
E assim caminha a humanidade, em passos de formiga e em busca de novidades. “The Voice” surgiu no Brasil, com a inovação (??!!) dos candidatos serem escolhidos apenas pela voz. Os jurados ouvem as apresentações de costas para o candidato,  e através da sensibilidade musical, escolhem seus preferidos. Porém, a partir das primeiras etapas, o programa se iguala a todos os outros. Não estou fazendo crítica pela crítica, sabemos que é preciso vender cotas para patrocinadores e marcar pontos nos “IBOPES”, portanto no decorrer da disputa, tudo se transforma num grande picadeiro. O público é chamado para ajudar a escolher junto com os jurados, em outros tempos era através das palmas e com um “palmômetro” havia a indicação do vencedor. Hoje, os telefones são usados para a escolha. A bancada de jurados perde a naturalidade, no decorrer dos programas e algumas vezes “constrangidos” tentam explicar a eliminação de algum candidato.
The Voice chegou para ser diferente e tornou-se apenas mais um programa de calouros, como tantos que existiram e ainda existem. Mesmo com cenários luxuosos, entrevistas, convidados elegantes o valor das vozes está em segundo plano. É um apenas mais um programa.
O tempo passou e o gongo do Senhor Ari Barroso, continua a ser a grande marca da escolha de muitas belas vozes brasileiras.
Com a ética de informar o nome dos autores da música escolhida pelo candidato, Ari Barroso, valorizava a autoria, a melodia, a letra e as vozes. Tinha ouvido afinado, compositor de famosas e internacionais músicas, Ari  manteve no ar por muitos anos, um inesquecível  programa de calouros.
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário