quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

TIROS EM MANDELA


        No mesmo dia em que  comemora-se quatro anos da implantação da primeira unidade UPP, na localidade Santa Marta, em Botafogo, a madrugada foi violenta na comunidade Mandela II. Situada em uma área conhecida como “Faixa de Gaza”, o conjunto de favelas do Mandela, esta situado próximo ao Canal do Cunha, envolvendo o Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A favela do Mandela, cresceu em torno de um conjunto habitacional batizado com o nome  do Grande Líder da Paz, Nelson Mandela.
Lamentavelmente, tiros assustaram o representante da ONG Rio da Paz, no momento em que ele era entrevistado por um jornalista de uma rede de televisão. O forte tiroteio apavorou moradores da comunidade e infelizmente um homem de mais de oitenta anos foi vítima de bala perdida.
Apesar dos esforços que algumas autoridades e policiais estão demonstrando no sentido de pacificar a cidade, ainda estamos longe de termos um Natal de Paz. As ações sociais, não caminham na mesma velocidade em que se implantam as UPPs. Falta saneamento básico, escolas, creches, áreas de recreação, postos de saúde, isto é, a ocupação social. Já se repetiu essa questão milhares de vezes, que não adianta apenas a ocupação militar sem que haja a ocupação social. Outra questão grave é a dos usuários de drogas, principalmente nos ambientes sociais onde circulam damas e cavalheiros da maior respeitabilidade social. Homens e mulheres, entre eles alguns famosos, jovens universitários e empresários, são também responsáveis pela alimentação das bocas de traficantes e pela violência.
Com a chegada das festas de final de ano, onde o consumo de drogas aumenta consideravelmente nas festas e baladas, aumenta também a venda de tóxicos. Portanto o tiro que atingiu o homem de oitenta anos por bala perdida na comunidade do Mandela II, teve o projétil comprado com o dinheiro de pessoas “respeitáveis”.
Esperamos que a memória do grande Nelson Mandela, possa ajudar a trazer a paz para a comunidade que leva o seu nome, para que nos próximos anos possamos comemorar a paz na nossa maravilhosa cidade.
Edison Borba

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário