sexta-feira, 22 de junho de 2012

O MUNDO TERÁ QUE ESPERAR?

A reunião da RIO + 20 está chegando ao final e “parece” que avançamos muito pouco no sentido de uma real união dos povos. Ainda predomina um comportamento egocêntrico e imediatista. Não percebemos, por parte de algumas autoridades, vontade de compartilhar. Vamos continuar a antiga divisão entre as nações ricas e poderosas e as “outras”.
A fome, a miséria, o lixo, a pobreza, as doenças que atingem uma grande parcela de seres humanos não sensibilizaram as grandes potências.
A sociedade carioca e os representantes dos povos de todo o mundo, deram exemplo de união e irmandade. Nas praças onde a população se reuniu, as discussões tiveram êxito e ficou claro que o cidadão comum, está a cada dia mais consciente da importância de estabelecer uma convivência mais harmoniosa com o planeta Terra.
Decisões práticas e simples foram analisadas e apresentadas. Houve troca de experiências e relacionamentos sem supremacias.
Visto por esse aspecto, a realização da RIO + 20, teve êxito. Porém, nas esferas maiores, no espaço destinado ao poder econômico e político, as decisões não tiveram um resultado satisfatório.
Questões, como: Quem vai pagar a conta? Quem deve contribuir com mais ou com menos dinheiro? Quem deverá ceder? De quem é a responsabilidade?
Essas perguntas não foram bem respondidas. A reunião termina e  muitas dúvidas ainda irão persistir por mais vinte anos.
Felizmente, muitas sementes foram plantadas e existe uma nova geração mais consciente e com mais vontade de acertar.
Nossas crianças estão aprendendo  que a natureza é viva e perecível. Que os bens que ela produz não são infinitos. Que para colher é preciso plantar, cultivar e respeitar. Que pertencemos a uma cadeia alimentar, na qual o homem é o maior consumidor. Portanto, somos os mais dependentes de todo o ciclo terrestre. De nada adianta avanços tecnológicos e intelectuais se não forem voltados para a manutenção do equilíbrio de todas as espécies animais e vegetais e de todo o ambiente que nos cerca.
Chegamos ao fim de mais um grande encontro para analisar as melhores formas de convivência com este mundo que habitamos. No período que durou a RIO + 20, as reações da natureza foram mantidas. A fotossíntese, e todos os demais ciclos continuaram a ser realizados. As espécies mantiveram suas cadeias. A nossa mãe natureza não espera que os homens decidam sobre o seu equilíbrio. ELA busca suas adaptações e naturalmente vai se reorganizando, mesmo que para isso a espécie humana tenha que ser destruída.
A Terra é um organismo inteligente!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário