quarta-feira, 13 de junho de 2012

RIO + 20 ( Se demorar não vai adiantar)

Estou vivendo, juntamente com outras pessoas do todo o mundo, a euforia de participar das atividades da RIO + 20. Entre alegria e entusiasmo, existe em meu coração um pouco de preocupação. Eu, que participei ativamente do RIO 92 e lamentavelmente não vi de verdade grandes mudanças como haviam sido prometidas durante as reuniões do ano de 1992.
O local onde o evento está sendo realizado, é uma prova da anti-ecologia. Lagoas poluídas, esgoto despejado nos mananciais aqüíferos, sem nenhum tratamento adequado, entre outros problemas.
Não quero ser pessimista, até porque não sou do tipo que reclama e não age. Como professor, sou um agente junto à sociedade das informações sobre saúde, higiene, preservação ambiental além de ser um defensor do desenvolvimento sustentável.
Eu, como tantos outros cidadãos do  mundo, temos a consciência de que a nossa espécie está tão ameaçada de extinção quanto os jacarés de papo amarelo, micos leão dourado, além de aves e peixes. A humanidade ainda não se conscientizou de forma concreta que ao matarmos uma árvore também estamos matando a possibilidade de vida para nossos descendentes.
A loucura financeira que assola o mundo, fez com que perdêssemos o rumo. O planeta terra esta parecendo um navio sem  leme  perdido em águas revoltas.
Se as decisões tomadas nesta reunião da RIO + 20, não forem levadas a sério e colocadas em prática com a máxima urgência, a vida na Terra se tornará uma guerra. Os povos irão lutar pela água, comida e espaço. Não adianta nos perdermos nos blá-blá-blás politiqueiros e que se perderão nas gavetas dos ministérios logo após o final da Rio + 20.
Precisamos de ações concretas. Educação. Educação. Educação. Bons exemplos. Bons  exemplos. Bons exemplos. Ética. Ética. Ética.
Impossível não indignarmos, com famosos, artistas, políticos e empresários, que constroem suas mansões em áreas de proteção ambiental, invadem sítios protegidos por leis sem sofrerem nenhuma sanção. E para piorar essas mesmas criaturas aparecem plantando árvores, discursando em prol de um mundo ecologicamente melhor, com a maior falta de respeito à população trabalhadora.
Amigos, se não houver mudanças de caráter, de atitude, de ética, de moral entre os donos do poder e, se demorarmos, para que atitudes sérias sejam tomadas, NADA VAI ADIANTAR!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário