domingo, 3 de junho de 2012

TEMPO QUE TEMPO TEM?

Ontem já era. É tempo que já passou. Hoje é o agora, porém as horas de hoje que já passaram se tornam um ontem. Logo, hoje e ontem convivem num mesmo tempo que é o hoje. O amanhã vive em nossos desejos, que se não foram satisfeitos permanecem no ontem e também no hoje, quando estamos esperando que alguma coisa aconteça nas próximas horas.
Portanto, medir o tempo é algo extremamente complexo e até perigoso. Não há como medir o absoluto do tempo.
Estou aguardando que algo aconteça. Um programa planejado num ontem para acontecer num amanhã que é hoje.
Ontem, hoje e amanhã  tempos interligados e entrelaçados num processo de querer, fazer e realizar. Sonhos antigos que nunca se concretizam permanecem no ontem, no hoje e no amanhã da esperança.
Esperar é outra situação complicada. É ver o tempo passar, o hoje virar um ontem e um amanhã que não se concretiza.
Realizar é a cara do hoje, que nesse caso pode ser o agora. Agorinha mesmo aconteceu um fato comigo, mas se já aconteceu, deixou de ser hoje e já virou passado. O “agorinha” já era!
Alguns jovens acreditam que o hoje será o eterno, e alguns idosos vivem num hoje de ontem sem perceber o amanhã. Ambos estão iludidos no faz de conta que não vai acontecer ou já aconteceu e não se repetirá.
Gosto das agendas. São livros que não tem fim. Todos os dias são marcados no passado ou no futuro. As agendas não registram os “hoje”, simplesmente porque o hoje das agendas é sempre o agora, ou o estou atrasado.
Estar atrasado é estar no hoje, nervoso com o agora, e com as conseqüências do que já deveria ser ontem que serviria para planejar o amanhã!
Eu guardo minhas agendas antigas. Leio hoje o que foi ontem e algumas situações que nunca chegaram a ser o amanhã, simplesmente não se concretizaram.
Uma situação marcada e não realizada, é um amanhã que não chegou a ser agora e virou ontem sem ter sido hoje.
E assim a vida vai passando e o tempo escorrendo apressadamente devagar. Quando percebemos as horas voaram, o dia acabou e a semana terminou. O mês chegou ao fim e quando olhamos o calendário, lá se foi mais um semestre. É hora de organizarmos o final do ano. Comprar presentes. Pagar dívidas. Pensar numa nova dieta. Fazer aquela viagem que foi marcada para as férias. Que férias? As desse ano que já está terminando. O ano já está terminando? Como o tempo passa rápido!
Hoje é domingo, mas estou me organizando para a segunda-feira. Logo, esse hoje já é amanhã. Lá se vai o nosso domingo. Mas na próxima semana terá outro. Então vou poder realizar aquele passeio que já deixei para ... Nem lembro mais!
Não tem problemas, ainda tenho muito tempo para realizar meus sonhos.
Será que tenho mesmo?


Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário