domingo, 15 de julho de 2012

DIA DO HOMEM

No Brasil, 15 de julho, comemora-se o dia Internacional do homem. Em outros países, essa comemoração acontece no dia 19 de novembro.
Numa perspectiva da Biologia, homem refere-se ao ser humano, sem conotação de gênero, masculino ou feminino.
Homem, o representante da espécie humana. O ser racional. O que pensa, elabora ideias e com elas constrói e destrói. O ser que se acha acima do bem e do mal. O que se coloca num pedestal tão alto que nem se considera uma ínfima parcela de todo o universo. Imagina ser o próprio universo.
Aquele que faz a guerra em nome da paz. Que ataca apenas usando como pretexto a defesa. O que escraviza para defender a liberdade. O que destrói para construir. Que em nome de uma suposta ética, torna-se imoral.
Esse homem, seja ele “masculino” ou “feminino”, entre aspas, precisa mais que um dia. Ele tem necessidade  de trezentos e sessenta e cinco dias de conscientização, de sensibilização,  de educação no sentido mais amplo que essa palavra possa ter. Antes que perca totalmente a racionalidade, esse ser precisa de atendimento urgente.
Quanto ao dia do homem, gênero masculino, esse também precisa de reflexões específicas, tais como:
Quais as suas atribuições na sociedade em que está inserido?
Que direitos e deveres possui?
Qual o significado do gênero masculino, para os seres masculinos?
O que significa ser UM pai ou O pai?
Academia de musculação ou academia literária?
Com conjugar e combinar os verbos malhar e amar?
Como se respeitar buscando a melhoria da sua saúde física, mental e espiritual?
Como lidar com o mundo “encantado” da liberdade sem regras?
Como se relacionar com todos os gêneros sem preconceitos e violência?
Como ser exemplo de dignidade e ética para que nossos meninos possam crescer com uma perspectiva de que masculinidade está além de sexo sem responsabilidade?
Todas essas e muitas outras questões deveriam ser analisadas nesse e em todos os dias do ano, por meninos e meninas, homens e mulheres e por todos os gêneros que ocupam espaço nesse planeta.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário