quarta-feira, 18 de julho de 2012

O SALÁRIO DO REI

A crise financeira que atinge a Europa  não poupou a Espanha. Problemas sérios estão atormentando o povo espanhol. O desemprego, além de outras situações, fazem um teste de cidadania em todos os que habitam e amam esse lindo país.
O rei, seu filho e herdeiro além dos outros membros da família real terão seus ganhos diminuídos como forma de colaborar para minorar os problemas espanhóis..
Mais do que a questão financeira, a atitude tem um grande significado. Os atos vão além dos fatos. Abrir mão de qualquer coisa que nos de ou poderá nos dar prazer é bastante difícil.
Há poucos dias no Brasil um casal de moradores de rua devolveu uma boa importância em dinheiro, encontrado no lixo.
Essa atitude chamou a atenção de todo a imprensa brasileira, da mesma forma que os noticiários do mundo estão publicando a forma com que o rei espanhol se comportou.
Estamos nos acostumando com a falta de ética, com comportamentos desleais, com a exploração do trabalhador, com os desvios de verbas públicas, de tal forma  que as atitudes inversas passam a ser extraordinárias.
Invertemos a situação, o que deveria ser o normal e comum, passou a ser maravilhoso. Ser leal, honesto e ético é inacreditável.
É lastimável e triste, acompanhar essa nova forma de comportamento social. Como escreveu Marina Colasanti, em uma belíssima crônica – “eu sei que não devia, mas a gente se acostuma”.
Eu sei que deveria protestar mais, reclamar mais, exigir muito mais. Porém, acabo me acostumando com o que é errado e imoral. Fecho meus olhos e minhas janelas e deixo a vida de seguir seu curso.
O Japão, que sofreu terremotos e tsunames, já reconstruiu quase todo o país. Casas, pontes, viadutos já estão reedificados, num grande exemplo de força e amor a terra. Aqui no Rio de Janeiro, as cidades afetadas por fortes chuvas em anos passados ainda estão com ruas obstruídas e população desabrigada. Restos da tragédia ainda estão espalhados pelas cidades vitimadas pela catástrofe. O dinheiro que deveria ser aplicado na reconstrução desapareceu. Ninguém sabe ninguém viu e os ladrões continuam livres a espera de uma nova calamidade para que possam se alimentar com o sofrimento do povo. Vampiros de vidas humanas sempre espreitando uma nova tragédia.
Tanto o rei quanto o sem teto, tornaram-se exemplos de que vale a pena tomarmos atitudes certas e sérias quando a questão envolve o bem da comunidade.
Quem sabe, algum dia, um anjo desça sobre a terra da promissão, chamada Brasil e com as suas asas abertas sobre toda essa nação, transforme através de um grande milagre, o comportamento, principalmente de alguns políticos e empresários.
Que a luz da justiça desça sobre todo o povo brasileiro e dessa forma, nunca mais faltará teto e pão para as famílias que trabalham sustentando tão promissor país com o suor de seus rostos.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário