sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CRIANÇA>PRESENTE

Doze de outubro, dia da criança. Uma data criada, como tantas outras que constam em nosso calendário. Algumas festivas, outras nem tanto, pois lembram situações trágicas. Dias religiosos e dias políticos ou históricos. Nossas agendas estão repletas desse tipo de lembrança. Mas hoje, outubro, sexta-feira, dia doze do ano de dois mil e doze são as crianças que estão em pauta.
Desde o início da semana, o assunto criança tem sido abordado, mas o que realmente observamos, são questões relativas aos presentes.
Jornalistas perguntando aos adultos o que irão comprar. Outros entrevistando meninos e meninas sobre o que gostariam de ganhar nesse dia especial. Afirmações do tipo: “atualmente as crianças estão mais vaidosas”. Observação feita para incentivar a comprar de roupas e produtos de beleza.
Mães, ligando para salões de beleza, garantindo o atendimento de suas filhas. Manicura, pedicura, escovas progressivas e maquiagem são usadas indiscriminadamente, tratando as pequenas como adultas.
O dia 12 de outubro, dia da criança, tornou-se comercialmente muito bom. Pais, professores, avós, tios, padrinhos e outros adultos são empurrados para o comércio temendo se transformarem em vilões.
Lojas cheias e bolsos vazios. Comprar objetos para demonstrar afeto. Os abraços são menos importantes que as bonecas, jogos, carrinhos entre outros produtos.
Fica o alerta para esse dia. Lindo dia para refletirmos sobre nossos descendentes e a forma como são tratados.
Dar presente ou estar presente?
Criança precisa de amor, carinho, atenção e boa alimentação.
Criança precisa de aconchego, ouvir histórias,  brincar e cantar.
Brincar com seus amiguinhos, com animais, sozinhas e com seus responsáveis.
Crianças precisam participar da vida doméstica e escolar. Ouvir e serem ouvidas.
Criança precisa de pais presentes. Professores presentes. Sociedade presente.
Crianças precisam de respeito.
Não basta “presentear” com objetos, é preciso “presentear” com amor.
Feliz doze de outubro para todas as crianças do mundo!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário