segunda-feira, 15 de outubro de 2012

OCUPAÇÃO x EDUCAÇÃO

Dia quinze de outubro e mais uma comunidade composta por diversas favelas, está sendo ocupada pelas forças policais pacificadoras. Local habitado por milhares de pessoas trabalhadoras, famílias, adolescentes e crianças. Gente séria, convivendo com consumidores de drogas, bandidos, traficantes e abandono. Local sem condições primárias de habitação. Uma comunidade que se formou ao longo de muitos anos, sem que nada fosse feito para deter uma desordenada ocupação.
Quis o destino, que fosse escolhido o dia do professor, para que essa área recebesse as tropas policiais que irão trazer a paz e melhores condições de vida para a população que mora no local.
Aproveitando a ocasião, e não perdendo o tom da ação, esperamos que além da ocupação também seja oferecido àquela população, educação.
Escolas, professores, aprendizagem, organização, cultura e saúde. Além dos guerreiros policiais há que se pensar nos guerreiros professores. Juntando essas duas forças sem dúvida em pouco tempo renascerá uma nova comunidade.
Investir em pessoas. Apostar nos cidadãos. Apoiar os trabalhadores. Incentivar os adolescentes. Reaparelhar as escolas. Estimular atividades culturais. Ouvir os moradores. Descobrir valores. Valorizar a educação.
Ocupar o espaço físico incentivando a ocupação social.
Revitalizar, reavivar, restabelecer, renovar, reinventar, recuperar deverá ser os verbos conjugados por toda a população.
Hoje, segunda-feira, quinze de outubro, é dia de festa!
Uma nova comunidade renasce e com ela a esperança de todos nós brasileiros.
Ocupação com educação é o caminho.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário