sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VILÕES, PLANTÕES, CARMINHAS etc e tal ...

           Os vilões levam aos plantões ou os plantões fazem os vilões?
Essa é a pergunta que não quer calar.
Os jornalistas, as televisões, os rádios e tudo que se refere à comunicação “tá” mais feliz que pinto no lixo. Fazia tempo que não havia tanto prato para ser servido ao povo. Com um cardápio recheado, os cidadãos estão quase tendo indigestão de tantos vilões.
Em Brasília o mensalão revira o baú da política e coloca a cara de conhecidos vilões novamente na mídia. Jornalistas de plantão tentam explicar os votos contra ou a favor daqueles que formaram uma das mais qualificadas quadrilhas.
Juízes condenam outros absolvem  políticos e empresários, que brincaram de esconde e esconde com o dinheiro do povo.  Valores, datas, agendas, secretárias e negociatas aparecem nos plantões de notícias.
Simpáticos, bem vestidos, diplomados e ostentando sorrisos, esses senhores e senhoras, sentem-se confortáveis como vilões. Eles  acreditam que apesar de todo o movimentado plantão de notícias, a última manchete, ainda poderá ser uma grande pizza tamanho país.
Enquanto isso, em São Paulo, policiais  são assassinados diariamente. Vilões do tráfico possuem um cadastro atualizado com referências particulares e familiares dos agentes da lei. Usando desse trunfo, escolhem suas vítimas sem dificuldades. Diariamente os plantões jornalísticos noticiam nomes de policiais civis, militares e até bombeiros, caçados pela máfia.
No Rio de Janeiro, a ocupação de mais uma comunidade, coloca aos olhos do povo um dos mais perigosos vilões – o crack.
Distribuído sem controle por toda a cidade, tornou-se famoso por destruir vidas. Vendido a qualquer cidadão, incluindo crianças, esse monstro possui tentáculos perigosos e difíceis de serem controlados. Plantões de notícias tornaram esse vilão bastante conhecido. A grande questão é saber como detê-lo antes que  chegue aos nossos lares.
 E para completar esse grande conjunto de vilões, as nossas novelas também contribuem para que a população fique de plantão para ver o final das Odetes, Leôncios, Nazarés, Jacksons e Carminhas.
Vilões de verdade ou criados pelos escritores, são seres maléficos que encantam pela maldade.
Talvez psiquiatras e psicólogos de plantão possam explicar essa magia. Essa atração que os vilões possuem sobre a sociedade.
Muitos admiradores secretos, ainda aplaudem o vilão, um mau caráter que aprontou durante toda a trama e fugiu, dando uma banana para o público, para a ética, para a moral e para o Brasil.
 Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário