domingo, 21 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO

            Começou hoje em alguns estados brasileiros mais um horário de verão. Isto significa que até o final da estação do calor, alguns cidadãos acordarão uma hora mais cedo. As autoridades alegam que tal medida gera uma grande economia de energia.
Num momento em que salvar o planeta deve ser a meta de todos os seres humanos, encaremos essa mudança como a nossa parcela de contribuição.
Deixando de lado os transtornos biopsicológicos que algumas pessoas poderão apresentar, para que suas necessidades pessoais (dormir / acordar / digerir / defecar) se adaptem ao novo sistema, o importante é  a economia. Em pouco tempo todos estarão integrados ao novo sistema, que logo terminará, exigindo outras adaptações, mas isso faz parte da rotina.
Muito interessante, nesse tempo de calor, biquínis e sorvete é acompanharmos as entrevistas que são realizadas, sempre que essa regra é adotada.
Jornalistas animados fazem a mesma pergunta (em todos os canais de televisão e emissoras de rádio): - O que você vai fazer para aproveitar essa hora a mais?
            Antes de seguir, é importante lembrar que não ganhamos hora nenhuma. Adiantamos nossos relógios acordamos mais cedo, entramos mais cedo no trabalho e saímos após cumprirmos a mesma carga horária no escritório, fábrica, loja, escola e demais postos de operações.
Atenção senhores entrevistadores para esse pequeno detalhe.
Voltando ao tema, outra questão interessante fica por conta dos entrevistados. A maioria responde que irá a praia. Até aqueles que residem bem longe do mar, afirmam que irão jogar seus corpos ao mar.
Por que, essa resposta é a preferida? Provavelmente seja em função das entrevistas serem realizadas nos calçadões praianos.
Apresentamos como sugestão, movimentar os microfones para os portões das fábricas,  estações de trens, pontos de ônibus de preferência fora da zonal sul da cidade.
Provavelmente, teríamos uma maior variedade de respostas.
Faz tempo que ouvimos as mesmas perguntas e as mesmas respostas. Sendo assim, fugimos de uma reflexão mais detalhada sobre a adoção de tal medida. Se todos os cidadãos e cidadãs mostram-se felizes com o “ganho” de  mais uma hora em suas vidas para beber chope e mergulhar nas águas de Iemanjá, questões  mais sérias deixam de ser abordadas.
Respeitemos o horário de verão. Vamos colaborar com a economia de energia. Porém, faz-se necessário, informar a população sobre o que poderá ocorrer com os organismos e passar orientações de como sobreviver a essa mudança, com  menos problemas de saúde.
Agora todos ao mar ou aos bares para aproveitarmos essa hora extra! (risos)
 Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário